O vice-presidente da Comissão Especial de Direito Civil (CEDCivil) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás, Hugo Franco de Andrade Resende, participou nesta quinta-feira (30 de junho), da Audiência Pública sobre a indenização e Pensão aos filhos de pessoas com Hanseníase que foram afastados compulsoriamente do convívio familiar. A sessão foi realizada no auditório 2 do Palácio Maguito Vilela.
Com o objetivo de debater, buscar o reconhecimento devido e garantir o direito dessas famílias, o vice-presidente da CEDCivil, Hugo Franco, representou a OAB-GO na tribuna da Alego. A sessão foi uma iniciativa do deputado estadual Alysson Lima (PSB).
A audiência pública foi marcada por depoimentos de familiares egressas dos orfanatos e educandários, para onde eram levados os filhos de pessoas com hanseníase, separados de seus pais. Na oportunidade, contaram que foram retirados do convívio familiar por causa do risco de contágio.
Além de Hugo Franco, a mesa diretiva contou com a presença do deputado Antônio Gomide (PT), de Arthur Custódio, coordenador nacional do Movimento de Reintegração Hanseniano (Mohran), do coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Marco Túlio Félix Rosa, e Venerando Lemes, presidente do Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO).