O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás), desembargador Mário Bottazzo, vai inaugurar este mês mais sete varas do trabalho criadas pela Lei 12.478/2011. No ano passado foram instaladas as VTs de Quirinópolis e Goiatuba, a 3ª VT de Rio Verde, a 2ª VT de Itumbiara e a VT de Goianésia. A próxima vara do trabalho será instalada em Pires do Rio no próximo dia 18 de janeiro, às 17 horas. Já a solenidade de instalação da VT de Inhumas será realizada no dia 22, também às 17 horas.
No dia 24 de janeiro, o presidente do TRT inaugura mais cinco varas do trabalho na capital, totalizando 18 unidades em Goiânia e 48 no Estado. As novas unidades já entram em funcionamento com a utilização do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT), sistema que integrará todas as unidades judiciárias trabalhistas do País.
A nova jurisdição de Pires do Rio, localizado a 140 quilômetros de Goiânia, também abrangerá os municípios de Cristianópolis, Ipameri, Orizona, Palmelo, São Miguel do Passa quatro, Santa Cruz de Goiás, Urutaí e Vianópolis. Já a jurisdição de Inhumas, que fica a 35 Km da capital será integrada pelos municípios de Americano do Brasil, Anicuns, Araçu, Avelinópolis, Brazabrantes, Caturaí, Damolândia, Goianira, Itaguari, Itaguaru, Itauçu, Nerópolis, Nova Veneza, Petrolina de Goiás, Santa Rosa de Goiás e Taquaral de Goiás.
O Tribunal também encaminhou anteprojeto de lei com o objetivo de criar mais 24 unidades judiciárias de primeiro grau para o Estado. Segundo o desembargador Mário Bottazzo, a criação dessas novas varas irá auxiliar na "capilarização" do atendimento ao cidadão e, para isso, conta com o envolvimento da sociedade. "Convido a todos para arregaçar as mangas e lutar pela aprovação desse importante projeto", conclamou.
Fonte: Núcleo de Comunicação Social do TRT-18