TRE recadastra eleitores de Goiânia

11/05/2011 Judiciário, Notícias

Desde abril, o Tribunal Regional Eleitoral em Goiás (TRE-GO) está fazendo o recadastramento biométrico do eleitorado de Goiânia. Até o dia 1º de março de 2012, o tribunal pretende realizar o recadastramento e a revisão eleitoral de 930 mil eleitores na capital. Para se recadastrarem, os eleitores devem ir à Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) – Avenida Mutirão, nº 2.313, Setor Marista – ou às seguintes unidades do Vapt Vupt: Banana Shopping, Araguaia Shopping e Praça A (Campinas). Na CAE, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas; e nas unidades do Vapt Vupt, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas.

O eleitor deve levar o título eleitoral, comprovante de residência e um documento de identificação oficial com foto. O eleitor de Goiânia que não se recadastrar poderá ter o título cancelado. A previsão do TRE-GO é de atender uma média de quatro mil eleitores ao dia. Ao chegar ao local de atendimento, o eleitor passa pelos seguintes passos: triagem, atualização dos dados cadastrais no sistema eleitoral, coleta biométrica e, por último, a expedição do título eleitoral. Tudo isso sem nenhum custo para o eleitor.

A Justiça Eleitoral pretende recadastrar 6.127.452 eleitores em 2011. Somados aos eleitores que já passaram por este processo nas duas últimas eleições, o País terá em breve cerca de 10 milhões de eleitores que podem ser identificados pela digital nas eleições de 2012. Em 2008, a tecnologia da biometria foi utilizada pela primeira vez pela Justiça Eleitoral. A identificação biométrica do eleitor é uma forma completamente segura, pois as impressões digitais são únicas. Com essa nova forma de identificação, o processo eleitoral se tornará totalmente informatizado, de ponta a ponta. (com informações do site do TRE-GO)

×