Os presidentes da OAB Nacional, Cezar Britto, e da Seccional do Tocantins, Ercílio Bezerra, abriram, na noite desta quarta-feira (11), a I Conferência Estadual dos Advogados do Tocantins. O evento, inédito no Estado, conta com a participação de estudantes e profissionais ligados à área do Direito. Uma comissão da OAB-GO está presente na conferência. O presidente da Seccional goiana, Miguel Ângelo Cançado, os conselheiros Flávio Buonaduce Borges, Júlio César do Valle Vieira Machado, Reginaldo Martins e o presidente da diretoria executiva do OABPrev-Goiás, Antônio Carlos da Silva Magalhães, assistiram à abertura. O diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Ophir Cavalcante Filho, também participa do evento.
O anfitrião Ercílio Bezerra abriu a conferência lembrando os 20 anos da Constituição Federal. Nós, tocantinenses, temos que comemorar esta data, pois somos fruto desta Carta Magna, disse ao se referir à criação do Estado. A Constituição Cidadã, assim chamada pelo então presidente da Assembléia Constituinte, Ulysses Guimarães, ampliou as liberdades civis e assegurou direitos e garantias fundamentais para o cidadão brasileiro. A idéia é, até esta sexta-feira (13), quando termina o evento, despertar a reflexão sobre a importância da Constituição e levantar discussões sobre possíveis mudanças, melhorias e revisão.
Em seu discurso, Cezar Britto ratificou a importância da Constituição Federal, criticou o Estado Policial, alertou para o que chamou de sistema do medo, e defendeu o funcionamento das defensorias públicas. Enquanto o pobre não tiver acesso à justiça não haverá democracia verdadeira. O presidente do Conselho Federal também falou sobre a indispensabilidade do advogado. Não há justiça completa sem a presença deste profissional.
A programação da conferência segue durante toda esta quinta-feira (12). Às 10h30, o presidente da OAB-GO, Miguel Cançado, falará sobre A Constituição e a Advocacia.
12/6 7h35