Desde o início deste mês, está em funcionamento no site do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), nos serviços voltados aos advogados (Portal do Advogado), a geração do código de barras para petições interlocutórias de processos físicos. A medida visa agilizar o trabalho dos protocolos judiciais, que recebem cerca de 1.400 dessas petições por dia.
Para gerar o código de barras do processo é necessário:
1. Informar o número do processo principal;
2. Clicar no botão “Gerar”;
3. O sistema retorna a imagem do código de barras do processo informado ou mostra mensagem de erro;
4. Para copiar a imagem, basta clicar sobre ela com o botão direito do mouse, selecionar a opção “Copiar imagem”, e, em seguida, colar a imagem na petição.
O diretor do foro da Comarca de Goiânia, juiz Donizete Martins de Oliveira, solicita aos advogados que tomem como ação cotidiana o ato de trazer as petições interlocutórias já com o código de barras impresso. Presidente da Comissão de Acompanhamento Forense da OAB-GO, Murillo Macedo Lôbo comemora a implantação da sugestão antiga da seccional e também incentiva a advocacia a utilizar a solução. “O sistema de código de barras ajuda a agilizar e organizar o tramite de petições físicas tanto no protocolo quanto nos cartórios. Ganha-se tempo e se evita erros”, pondera Murillo Lôbo. (com informações do site do TJ-GO)