Nesta sexta-feira (10), o presidente da seccional goiana da OAB, Henrique Tibúrcio, conversou sobre sua carreira profissional com os presidentes das comissões da advocacia jovem das subseções da OAB-GO, que participaram de encontro na sede administrativa da instituição, em Goiânia, quinta e sexta-feira. Também participaram o secretário-geral da OAB-GO, Flávio Buonaduce Borges, o presidente e a secretária-adjunta da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) da seccional, Enil Henrique de Souza Neto e Lívia Costa de Sousa, além de coordenadores de subcomissões. Planejada para ocorrer nos moldes do serviço Terça-Prática, em que renomados profissionais do meio jurídico contam suas experiências a advogados iniciantes, a exposição de Tibúrcio foi descontraída e encorajante.
O presidente da OAB-GO contou que, quando era jovem, não pretendia ser advogado, pois achava a profissão muito desgastante, já que tinha como exemplo a rotina atarefada do seu pai, muitas vezes ausente para cumprir compromissos com clientes. “Resolvi prestar vestibular para Agronomia, passei, comecei a frequentar o curso, mas logo percebi que não tinha vocação para o ramo”, revelou. “Então, pouco antes de deixar a Faculdade de Agronomia, convenci meu pai a comprar um computador para o escritório, o que era uma grande inovação para 1988, e comecei a trabalhar com ele”, acrescentou. “Foi digitando petições para o meu pai que o gosto pela advocacia despertou em mim. Assim, em 1989, entrei na Faculdade de Direito e me apaixonei completamente pela área jurídica”, afirmou.
Na oportunidade, Henrique Tibúrcio incentivou a terem ousadia. “Ousem, vocês são jovens e não tem o que perder, pelo contrário, isso poderá impulsionar suas carreiras”, incitou. O presidente da seccional também alertou sobre a preocupação com o retorno financeiro. “Pensar apenas em dinheiro pode ser frustrante. Priorizem a realização pessoal, o prazer de exercer a profissão que você gosta e a satisfação de fazer uma boa tese e de convencer o julgador com suas idéias. Agindo assim, o sucesso financeiro será uma consequência”, garantiu.
Tibúrcio disse ainda que estudar é sempre essencial para ser bem-sucedido, mas também apontou a troca de experiências com outros profissionais da área como fator relevante para o crescimento profissional. Por fim, estimulou os jovens advogados a se aproximarem cada vez mais da instituição. “É a OAB que defende você e ajuda na sua inserção no mercado de trabalho”, ponderou o presidente da OAB-GO ao lembrar os inúmeros serviços oferecidos pela Comissão da Advocacia Jovem da seccional e que podem ser implantados também nas subseções.
Programação
Na quinta-feira (9), durante todo o dia, os presidentes das comissões da advocacia jovem das subseções participaram de treinamento sobre liderança com profissionais da Alpha Coaching. “Esse curso foi o grande diferencial do encontro, pois mostrou a importância dos presidentes para a implantação dos serviços da CAJ no interior e também na mobilização e integração da categoria”, destacou Enil Henrique de Souza Neto.
Na sexta-feira (10), além de ouvirem a história da carreira do presidente da OAB-GO, também assistiram a exposições do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Jaime José dos Santos, e da diretora-ajunta da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO), Ludmila Torres. Discutiram ainda questões sobre projetos e outras melhorias a serem implantadas nas unidades do interior.