Após interlocução do presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, o governador Marconi Perillo recebeu, nesta sexta-feira (2), representantes do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (Sindjustiça). A categoria permaneceu 60 dias em greve e pôs fim à paralisação em assembleia geral em 21 de novembro, que teve a presença de Tibúrcio.
"A OAB-GO se ofereceu para ser a interlocutora porque pregamos o diálogo", expôs o presidente. Ele encareceu aos integrantes do Sindjustiça e ao chefe do executivo goiano que iniciem "diálogo aberto e positivo".
O governador enfatizou que tomou a decisão de receber os sindicalistas graças aos pedidos de Tibúrcio. Sobre a data-base, ele explicou que o aumento se deu em consonância com a realidade de ajuste fiscal do Estado, mas não descartou alternativas para viabilização da reposição salarial e do plano de reestruturação da carreira dos servidores.
"Me coloco à disposição para, juntamente com o presidente da OAB-GO, o deputado Helder Valin e o Sindjustiça, dialogar com o Tribunal de Justiça em busca de uma solução que possa fazer face às reivindicações dos servidores", disse Perillo, que assumiu compromisso de empenhar-se, no que couber ao Executivo, acerca do anteprojeto de reformulação de cargos e salários da Justiça goiana. "Essa reunião é uma demonstração de que todos nós estamos voltados para o mesmo propósito, que é a valorização dos servidores públicos", afirmou.
Ele frisou que o fim da greve favoreceu espaço para uma nova interlocução que, na sua opinião, pode representar resultados positivos para os servidores. "É hora de retomarmos a história deste governo com os servidores. Daí o meu compromisso e disposição de estudar possibilidades que possam contemplar suas reivindicações", acenou.
A presidente do Sindjustiça, Rosângela Alencar, sublinhou a importância do apoio da OAB-GO e agradeceu o empenho do presidente da seccional goiana na construção de diálogo com o Perillo, “sobretudo nesse momento em que a categoria dos servidores do poder Judiciário luta pela valorização dos trabalhadores da Justiça e o resgate de perdas salariais acumuladas”.
Ao final da reunião, Marconi Perillo solicitou ao presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, a condução de um próximo encontro para, juntamente com o Tribunal de Justiça, avaliar no que couber ao governo a possibilidade de implementação do anteprojeto de reestruturação da carreira dos servidores e estudos de capacidade financeira do Estado para o resgate da perda salarial da categoria.
O encontro aconteceu no salão nobre do Palácio das Esmeraldas e contou com a participação, ainda, do diretor-tesoureiro da OAB-GO, Enil Henrique de Souza Filho, dos vice-presidentes do Sindjustiça Fábio Queiroz e Fabrício Duarte, do secretário estadual de Articulação Institucional, Daniel Goulart, e do deputado estadual Helder Valin, líder do governo na Assembleia Legislativa.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO com informações do Sindjustiça