Em mais uma edição do programa ‘TED Vai à Faculdade’, o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) abordou o tema “Ética e Disciplina: da Academia à Advocacia” para cerca de 140 alunos de Direito da Faculdade Unibras de Rio Verde, durante a XIV Semana Jurídica e XI Encontro de Egressos. A palestra ocorreu na última sexta-feira (24).
Na oportunidade, o juiz-presidente da 13ª Câmara de Julgamento do TED e membro do Órgão Especial, Gilson Cesar Rodrigues, palestrou para acadêmicos do 1º ao 10º período do curso, destacando a importância da ética e disciplina na advocacia desde os primeiros anos de formação acadêmica. O advogado ressaltou que a ética na advocacia é fundamental para o cumprimento das normas, bem como para a construção de uma carreira respeitável e de confiança.
Segundo ele, “na advocacia, única profissão privada tratada na Constituição Federal, ética e disciplina vão muito além das questões exigidas no exame da ordem”. Ele acrescentou que “não se trata apenas de teoria, mas sim um mantra a ser praticado, sob pena, em última hipótese, de sanção. São sólidos pilares da nobre profissão”.
Casos práticos
Além disso, Gilson Cesar discutiu casos práticos e exemplos reais de situações enfrentadas por advogados no exercício da profissão, ilustrando como os princípios éticos e disciplinares se aplicam no dia a dia. Ele enfatizou que a postura ética deve ser um compromisso contínuo e que a disciplina é essencial para o sucesso profissional e para a confiança do público na advocacia.
O evento também proporcionou um espaço para perguntas e debates, permitindo que os alunos esclarecessem dúvidas e aprofundassem seu entendimento sobre as responsabilidades éticas da profissão.
TED Vai à Faculdade
Voltado para o aperfeiçoamento da cidadania ético-disciplinar de estudantes de Direito, com recorte no exercício profissional da advocacia, o programa ‘TED Vai à Faculdade’ carrega preceitos que se aplicam às mais diversas carreiras, notadamente as jurídicas, e, inclusive, à própria vivência acadêmica.
Por meio de variadas técnicas de linguagem que alcançam o público-alvo, o programa tem como objetivo geral construir um olhar atento e fundamentado sobre o pensar, o agir e o fazer profissional. A proposta é promover a internalização, a nível tão inconsciente, que a naturalização das condutas esperadas seja resultado avançado, construindo agentes propagadores e fiscalizadores de boas condutas.