Representantes do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) reuniram-se na sexta-feira (16/09) com a diretoria da subseção de Rio Verde para apresentar o Plano Advocacia de Excelência, que traz a estrutura, o objetivo e o funcionamento do órgão que tem entre suas competências o processamento e o julgamento de matérias ético-disciplinares.
O encontro visou ainda apresentar o objetivo de interiorização do TED por meio do Plano, cujo início se dará em capacitações realizadas nas subseções de forma regionalizada. A capacitação é o primeiro passo de implantação do Plano e começa no próximo dia 19. São públicos-alvo juízes do TED, diretorias das subseções e colaboradores.
A presidente do TED, Ludmila Torres, acompanhada dos juízes do Tribunal oriundos de Rio Verde, Gilson César Rodrigues, Kenia Borges Souza, Kattiany Diamantino Cabral Moura, Lorena Christine e Ana Flavia Lobo, foi recebida pelo presidente da subseção, Alessandro Gil, a ouvidora-geral da subseção Ana Carolina Lenza e a superintendente da Casag Marion Cristina. A advogada Wdinéia Oliveira também participou da reunião.
Advocacia de Excelência
O plano do TED, explica a presidente Ludmila Torres, tem o mote de promover uma advocacia de excelência tendo a ética como combustível para alcançar este objetivo. “Levando o Plano para todas as subseções, fazemos com que todos sejam atingidos pela matéria ética de modo que ela seja ferramenta para impulsionar e levar a uma advocacia efetiva, com bons ganhos e de boas práticas”, detalha.
O projeto é desenvolvido pela coordenação do TED, a coordenação de protocolo da OAB-GO com suporte da secretaria geral da Seccional. As capacitações são o primeiro passo para que todos compreendam e entendam as ferramentas do sistema, como funcionam, quais os documentos que precisam ser apresentados. “Tudo isso de maneira que nós possamos servir melhor a advocacia e a sociedade quando precisa vir até a OAB”, resume Ludmila.
O presidente da subseção, Alessandro Gil, avaliou que a reunião “foi muito importante para o estreitamento dos laços e para o fortalecimento da nossa advocacia”. “Precisamos estar unidos sempre, combater firmemente práticas antiéticas e buscar constantemente a punição daqueles que violam o nosso Código de Ética”, reforçou.
Ele completou que a prioridade da gestão da OAB Rio Verde é a defesa e a proteção da classe, tendo a valorização da advocacia como norte. Na ocasião, Alessandro também levou questões que estão gerando impacto e preocupação na subseção para que sejam tomadas as medidas pertinentes de contenção das condutas que violam o Código de ética.