A delegação de Bela Vista de Goiás se reuniu na tarde de quarta-feira (3) com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Leobino Valente Chaves, para pedir apoio na criação de uma segunda vara judicial e um Juizado Especial Cível e Criminal. O vice-presidente da OAB-GO, Sebastião Macalé, esteve presente no encontro e manifestou apoio à subseção.
“Estou aqui em nome da sociedade de Bela Vista em busca de socorro”, disse a presidente da subseção, Vilma Aparecida Claudina de Oliveira. De acordo com ela, a cidade conta com apenas uma juíza para julgar cerca de 5.000 processos. Vilma enxerga o aumento do número de magistrados como solução para um andamento mais célere.
A diretora do Foro de Bela Vista, juíza Vanessa Estrela Gertrudes, também participou da reunião e expôs ao presidente do TJ a necessidade de novos juízes em Bela Vista. “O montante de processos é muito grande e o trabalho não aparece. Isso é frustrante para o juiz”, desabafou.
Leobino Valente mostrou-se preocupado com as questões expostas e disse que, de imediato, enviará juízes para realizarem um mutirão na comarca a fim de desafogar processos. Quanto à criação de uma nova vara e um Juizado, foi enfático ao dizer que isso só é possível por meio de lei.
Além disso, ele reiterou que a falta de juízes é uma “deficiência em todo o Estado” e adiantou que serão criadas novas vagas para o cargo por meio de concurso que já está em andamento. “Esperamos que esse mutirão a ser realizado logo após o período eleitoral possa manter uma certa regularidade até tomarmos uma solução definitiva”, disse Leobino.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO