Sociedade clama por mudança

11/08/2009 Artigo, Notícias

 

O artigo "Sociedade clama por mudança", de autoria do presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, foi publicado na edição desta terça-feira (11) do jornal O Popular.

"O Dia do Advogado, comemorado hoje, traz sempre reflexão sobre a relevância da advocacia na sua luta diária para garantir o irrestrito direito de defesa e sobre a missão desempenhada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no contexto social e político do País, sobretudo por vivermos um momento de turbulência no Congresso Nacional.

                            

A democracia brasileira passa por mais uma prova de fogo, com questionamentos quanto à necessidade da existência do Senado Federal, por parte até de integrantes da própria Casa legislativa. É frustrante para todos nós, cidadãos brasileiros, assistirmos à baixaria da luta travada entre a chamada "tropa de choque", que quer manter as coisas como estão, e aqueles que querem ver o presidente do Senado renunciar ao cargo, prática que tem se tornado frequente na história recente daquele Parlamento.

É desalentador perceber que depois de tantos avanços com a vigência de uma Constituição que, ao menos teoricamente, zela pelo cidadão, assistimos aos nossos representantes políticos se agarrarem às pilastras de seus cargos, do poder e dos privilégios que lhes são concedidos, com gestos de acusações e agressões mútuas.

O que resta de credibilidade em instituições que, lideradas por políticos descompromissados com a sociedade, se negam a limpar a casa, punir os traidores da cidadania e implantar uma era de moralização? Por outro lado, o que temos é um presidente da República conivente e omisso, que coloca, acima do cidadão, seu projeto político. E o famigerado Conselho de Ética do Senado desnuda-se tal qual é: uma farsa composta majoritariamente por aliados do presidente do Senado.

Então, a indagação que se impõe é inevitável: o que deve fazer o cidadão comum em tempos tão descrentes com a política brasileira? Hoje, no Dia do Advogado, a reflexão que se impõe é sobre a reconstrução da democracia em sua concepção genuína, o que passa, necessariamente por ampla reforma política.

Trata-se, não há como negar, de um cenário ameaçador para o Estado democrático de direito. E a advocacia não se eximirá de sua importante tarefa, como não o fez no passado. O povo brasileiro tem na categoria, através da OAB, um importante aliado, que vem atuando de forma categórica junto às autoridades em busca de uma solução digna para as mazelas da política."

×