Já está funcionando no Fórum de Goiânia Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), inaugurado nesta quinta-feira (2) em solenidade que contou com a participação dos presidentes da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, e do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador José Lenar de Melo Bandeira, do diretor do Foro, juiz-corregedor Carlos Alberto França, além do vice-presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio Peña, do secretário-geral da Seccional, Celso Gonçalves Benjamim, do coordenador da Comissão de Acompanhamento dos Trabalhos da Direção do Foro, Murillo Macedo Lôbo, e de integrantes da comissão e conselheiros seccionais.
Resultado de uma intensa atuação da OAB-GO junto à direção do Foro, o SAU funciona na sala 176, no térreo do Fórum. Ali os usuários da Justiça poderão fazer suas reclamações e sugestões. No local, há dois computadores e dois atendentes, além de um serviço telefônico gratuito pelo número 0800-6456300. O cidadão poderá ainda fazer reclamações e sugestões pelo portal do Tribunal de Justiça (wwww.tjgo.jus.br). Para isso, basta entrar na página principal, procurar o link contato e clicar em Serviço de Atendimento ao Usuário. As opiniões recebidas via formulário eletrônico e por telefone serão encaminhadas aos mais diversos órgãos como o próprio Fórum de Goiânia, Ministério Público, Procuradoria de Assistência Judiciária e OAB-GO.
O que pretendemos com este serviço é aproximar o cidadão do serviço forense, abrir mais um canal de comunicação entre o Tribunal de Justiça, a direção do Foro, a advocacia e o jurisdicionado que é o destinatário final dos serviços que aqui se presta, destacou o presidente da Seccional, Miguel Cançado. Esta era uma reivindicação antiga da OAB-GO porque sabemos que o cidadão quer ser ouvido, quer se manifestar quanto à entrega da prestação jurisdicional, lembrou ao falar do serviço implantado em parceria com a direção do Foro.
Esta é uma forma que o cidadão não vai se sentir inibido, disse o conselheiro Murillo Lôbo. É um canal aberto, democrático, e por meio dele esperamos saber em qual segmento o serviço está deixando a desejar e o que pode ser melhorado. O diretor do Foro, juiz Carlos Alberto França, afirmou que o que se espera é facilitar o acesso da sociedade ao Poder Judiciário. Já fazíamos este serviço de uma forma dispersa e, agora, tudo será centralizado em um só local e encaminhado para o órgão responsável.
O presidente do Tribunal de Justiça destacou que o Serviço foi implantado atendendo a um pedido da OAB-GO e falou sobre a importância da harmonia entre a Seccional, o Ministério Público e a magistratura. Todos nós temos um objetivo único que é distribuir justiça com maior celeridade e maior respeito ao cidadão e esse serviço vai ajudar nisso.
2/10 14h42