Seis novos advogados foram eleitos para ocuparem o cargo de juízes do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) na tarde desta sexta-feira (9 de setembro). O órgão é responsável pelo julgamento de infrações éticas e profissionais da advocacia goiana.
Foram eleitos durante a 4ª Seção Extraordinária do Conselho Seccional da OAB-GO (em ordem de classificação por votos recebidos): Keila Delfina do Carmo Guedes (76), Daniel Valadão de Brito Fleury (57), Alessandro Lisboa Pereira (57), Alisson Vinicius Ferreira Ramos (52), Bruna Andressa Buzinhani Araújo (44), Glauco Jorge do Prado (42).
A sessão foi comandada pelo presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, e que contou com a participação do vice-presidente, Thales José Jayme; da secretária-geral, Talita Hayasaki, da secretária-geral adjunta, Fernanda Terra; do diretor tesoureiro, Eduardo Cardoso Jr; e da presidente do TED, Ludmila Torres; e conselheiros seccionais.
Cada um dos conselheiros seccionais presentes na sessão on-line teve direito a escolher seis nomes, dentre os 31 habilitados. Ao todo foram recebidos 32 pedidos de inscrição; 1 foi indeferida. Os eleitos passarão por curso organizado pela ESA e TED. A posse está condicionada a este curso.
O mandato vai até o fim de 2024. Entre as atribuições, os novos juízes do TED vão julgar as reclamações éticas e disciplinares contra advogados, conforme o regimento da Ordem e do próprio tribunal, e serão distribuídos em cargos em vacância nas câmaras do Tribunal.
Avaliação
O presidente Rafael Lara Martins parabenizou os eleitos e disse ver com muito bons olhos a integração desses novos juízes do Tribunal de Ética e Disciplina. “É um desafio que requer muita responsabilidade. Para tanto, desejo muito sucesso, ética e sobriedade na condução dos trabalhos. Que sejamos todos um exemplo do que a advocacia quer e merece ver.”
Aos não eleitos, Rafael destacou que a OAB-GO está com as portas abertas. “Quero parabenizar cada um de vocês. Se não for possível fazer parte do TED, as comissões e outras frentes de trabalho em prol da advocacia, estão abertas nesta Casa a cada um de vocês. Esta presidência está com todos vocês.”
A presidente do TED, Ludmila Torres, destacou a ética com um alicerce imprescindível para o fortalecimento da advocacia, em seu mister constitucional e em sua função social, e ainda ressaltou a importância das escolhas feitas nesta tarde.
“Mais uma vez, a advocacia goiana, por meio de seu Conselho Seccional, escolheu entre os valorosos colegas, que dispuseram seu nome para trabalhar em prol da dignidade advocacia. Temos dois pilares importantes para uma advocacia de excelência e de respeito: escolher juízes comprometidos com a ética e a defesa das prerrogativas. São estes, inclusive, dois eixos desta gestão do presidente Rafael Lara. Por isso a importância de escolher juízes comprometidos com a ética e justos no julgamento dos colegas”.
Histórico
O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-GO foi criado em 1994. Em 2010, foram criadas 14 vagas, o que totalizou 35 membros efetivos.
Logo depois, foram criadas mais duas turmas julgadoras, sendo que cada turma passou a contar com sete integrantes. Em 2020, o TED passou a contar com juízes instrutores e juízes julgadores. Hoje, ao todo, o TED conta com 98 juízes (7 em cada uma 14 Câmaras).
As estatísticas da atuação do TED mostram que no triênio 2019-2021 foram 5.903 decisões, uma média de 1.967 por ano, considerando dados consolidados até setembro de 2021.