Atendendo a solicitação da OAB-GO, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), Leobino Valente Chaves, recebeu sexta-feira (20) delegação de Goianésia comandada pelo presidente da subseção da OAB do município, Oneidson Filho de Jesus. "Os administradores da Justiça têm de manter sempre o diálogo em favor da democracia", afirmou o presidente da seccional goiana, Henrique Tibúrcio.
Oneidson Filho apresentou três principais demandas da comarca de Goianésia: ampliação do fórum, criação de uma nova vara e provimento de um juiz para a vara criminal, que está vaga. "Está havendo muitos processos e pouca decisão porque a estrutura está abaixo das necessidades da comarca", disse o presidente da OAB-GO
Leobino Chaves destacou a importância da interlocução com a advocacia para melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Judiciário em Goiás. "Precisamos sempre contar com a OAB e já estamos contando", afirmou. O presidente do TJ-GO admitiu que há déficit de 100 juízes em Goiás e informou que a Corte Especial discute nesta semana o Código de Organização Judiciária, que contém providências para reduzir o déficit de pessoal em todo o Estado. "Nesse código, discutimos a criação de novas varas no interior, não posso antecipar se há em Goianésia", disse Leobino. Ele disse que vai estudar a possibilidade de desmembrar a vara da Família da vara Cível, o que possibilitaria uma providência menos burocrática.
Sobre a vacância na vara criminal, o presidente do TJ-GO disse que é necessário republicar o edital de concurso para a contratação, já que o juiz que foi aprovado desistiu do cargo. "Vamos tentar disponibilizar um juiz substituto, mas sugiro que a comarca realize um mutirão para dar vazão a esses processos acumulados", sugeriu. Sobre a ampliação do Fórum de Goianésia, Leobino disse que começa em breve uma obra que deve aumentar consideravelmente a estrutura do prédio. "Antes de vir para esta reunião conversei com a equipe responsável, que me informou que deve começar nos próximos dias", anunciou.
"Nós solicitamos a audiência com o presidente do TJ-GO e a OAB-GO se empenhou em conseguir. Estamos satisfeitos, já que a reunião teve saldo muito positivo, podemos vislumbrar que nossas demandas serão atendidas", afirmou Oneidson Filho.
Também estiveram presentes à reunião o diretor-tesoureiro da OAB-GO, Enil Henrique Filho, o prefeito de Goianésia, Gilberto Naves, o deputado estadual Helio Antônio de Sousa, o secretário-geral da subseção de Goianésia, Agenor Pires da Silva, e o diretor-tesoureiro da subseção de Goianésia, Hyru Wanderson Bruno, além dos juízes de Goianésia Jonas Nunes Rezende, Lorena Cristina Aragão Rosa e André Reis Lacerda.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO