Representantes da Comissão Especial de Execução Penal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) realizaram nesta segunda-feira (13 de junho), a convite do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, visita técnica à Unidade de Direitos Humanos desta unidade, para acompanhar a terceira edição do Programa de Cirurgias Eletivas para Pessoas Privativas de Liberdade.
Por meio da Secretaria de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), Diretoria Geral de Administração Penitenciária e Gerência de Assistência Biopsicossocial, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG iniciou, no dia 17 de maio de 2022, uma nova etapa de atendimento aos pacientes privados de liberdade do Complexo Prisional, com a estruturação de uma nova ala, composta de oito leitos de internação.
Com o programa, melhorias estão sendo implementadas nas unidades hospitalares cadastradas, o que tem resultado na diminuição do deslocamento dos pacientes apenados para outras unidades e na realização das cirurgias eletivas agendadas.
“Trata-se de uma iniciativa de grande relevância social, principalmente para a saúde dos pacientes encarcerados, que, na maioria das vezes, também não possuem condições financeiras para custeá-las”, avaliou residente da comissão, Matheus Moreira Borges.
Matheus Moreira Borges ainda agradeceu ao Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG pelo convite e prestar os mais sinceros elogios pela iniciativa.