Neste domingo (15), 5.776 bacharéis em Direito de todo o Estado de Goiás, fizeram a prova da primeira fase do XVI Exame de Ordem Unificado (Exame da OAB). A prova foi realizada em oito cidades goianas: Anápolis, Catalão, Ceres, Goiânia, Itumbiara, Jataí, Rio Verde e Valparaíso de Goiás.
O exame foi realizado das 13h às 18h (horário de Brasília), teve 80 questões de múltipla escolha e o candidato precisa ter acertado pelo menos a metade para passar à segunda fase. O resultado preliminar será divulgado no dia 30 deste mês e o definitivo no dia 17. Entre os dias 17 e 24 de março estará aberto o prazo para solicitação do reaproveitamento de fase.
A segunda fase será dia 17 de maio com uma prova prático-profissional composta por uma peça profissional e quatro questões escritas discursivas, sob a forma de situações-problema.
Esta fase é de caráter eliminatório e o candidato opta por uma das áreas do direito no ato da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.
O Exame de Ordem Unificado pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Também podem realizá-lo os estudantes do último ano do curso de graduação em direito ou dos dois últimos semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.
(Texto: Marina Dinizio – Assessoria de Comunicação Integrada OAB-GO)