Protocolo Integrado otimiza tempo do inscrito

07/10/2013 Notícias, Serviço

Entre os serviços que a OAB-GO oferece para facilitar o trabalho do advogado, está o Protocolo Integrado. O benefício surgiu em 1998 de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), que implantou a estrutura, e a seccional goiana da OAB, que disponibilizou o capital humano.

Com o serviço, o advogado que tem casos em outras cidades e teria que protocolar uma petição no interior pode fazer isso usando o Protocolo Integrado. Um funcionário da OAB recebe o documento, chancela a peça, envelopa, manda para a postagem do Tribunal e o documento é enviado pelos Correios para o Fórum de destino.

O advogado recebe no ato uma espécie de comprovante, caso ele tenha uma data limite para protocolar a petição, vale a data que foi dado entrada no Protocolo Integrado e não quando chega à cidade de destino. Para usar o serviço, o Fórum cobra do advogado um valor chamado "guia de porte".

Cinthia Zortéa é advogada e usa o Protocolo Integrado com muita frequencia. "O único problema é que o valor cobrado é oneroso, principalmente para quem usa sempre." Renata de Assis Vidal, também é advogada, e usa o serviço quase todos os dias. "O serviço é caro, mas nosso argumento com o cliente é que a despesa para levar o documento em outra cidade seria muito maior."

Hugo de Oliveira Silva usa o Protocolo Integrado todos os dias, pois tem muitos casos em Anápolis. "Otimiza meu tempo, o serviço é excelente. Se não existisse talvez nem fosse possível ao advogado estender muito a sua área de atuação no estado."

Qualquer pessoa pode usar o Protocolo Integrado, desde que seja a mando de um advogado, já que, em alguns casos quem leva o documento é o estagiário ou o próprio cliente. Em Goiânia o serviço funciona na sala 183 do Fórum localizado no setor Oeste, em frente à sala da OAB-GO, e também no estacionamento da Escola Superior de Advocacia (ESA). Todas as comarcas do estado possuem seu Protocolo Integrado.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO

×