Presidente da CDH debate políticas públicas de saúde mental em Goiânia

31/01/2019 Debate, Notícias

O presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) e diretor Financeiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás, Roberto Serra da Silva Maia, participou na manhã desta quinta-feira (31 de janeiro) de debate sobre as políticas públicas municipais voltadas para a saúde mental e emocional da população, durante encerramento da Campanha Janeiro Branco.

O evento, realizado na Câmara Municipal de Goiânia, foi organizado pela vereadora Dra. Cristina. A campanha Janeiro Branco é nacional e busca fazer que pessoas pensem sobre o sentido e o propósito de suas vidas, na qualidade dos seus relacionamentos e o quanto conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e comportamentos.

O Janeiro Branco promove ações gratuitas, sendo uma campanha pensada, planejada e projetada para a promoção da saúde emocional, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos os campos.

Importância

Roberto Serra da Silva Maia destacou que o Estado desconhece as leis de preservação da saúde mental, o que torna a campanha tão importante. “OAB e Câmara Municipal, por meio da Comissão de Direitos Humanos, presidida por Dra. Cristina, trabalharão juntas para melhoria da situação da saúde mental na capital, cobrando ações do Executivo”, afirmou.

Dentro da campanha, a vereadora Dra. Cristina visitou cinco Centros de Ação Psicossocial de Goiânia (CAPS): Novo Mundo, Girassol, Vida, Casa e Água Vida e contatou que faltam repasses adequados de recursos, medicamentos e manutenção do espaço destinado à recuperação de pacientes com algum tipo de transtorno mental. 

“A saúde mental no município é altamente negligenciada pelo poder público. O aspecto de abandono e precariedade salta aos olhos dos visitantes”, afirma.

×