Advogadas com mais de 30 anos de profissão se reuniram no auditório Eli Alves Forte, na sede administrativa da OAB-GO, nesta terça-feira (18), onde receberam homenagem do Conselho Seccional da OAB-GO. A iniciativa foi da Comissão da Mulher Advogada, presidida por Larissa Costa, e faz parte da série de eventos promovidos pela Seccional para celebrar o Dia do Advogado (11 de agosto). A solenidade, sob o comando do presidente da Seccional, Miguel Ângelo Cançado, contou com a participação de diretores e conselheiros da OAB-GO, dirigentes da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), integrantes da Comissão da Mulher Advogada e familiares das homenageadas.
"A Ordem, em seus mais de 70 anos, rompe barreiras e isto se deve ao trabalho daquelas que estiveram à frente, vencendo desafios e quebrando tabus", disse o presidente Miguel Cançado. "Estamos fazendo um resgate da história ao homenagear vocês, que abriram caminho para tantas estarem aqui hoje", afirmou, se dirigindo às pioneiras. "Numa época em que não era permitido à mulher ser outra coisa senão dona de casa, vocês abraçaram a carreira da advocacia e contribuíram para que a entidade seja hoje o que é", completou o vice-presidente Henrique Tibúrcio Peña, que fez a saudação às homenageadas e familiares.
Em seu discurso, a idealizadora da cerimônia, Larissa Costa, falou da história e citou números. "A Ordem foi instalada em Goiás em 1932, mas só em 1953 recebeu uma mulher em sua diretoria", contou. "Hoje, 43% dos inscritos são mulheres e 19% têm inscrição anterior a 1979". Para Larissa, as mulheres com mais de 30 anos de advocacia "venceram desafios e conquistaram seus espaços". É o caso de Rosa Perdiz, uma das homenageadas. "Aos 82 anos, 58 deles dedicados à advocacia, é um exemplo de coragem, determinação, estudo, competência e trabalho", disse Larissa.
A conselheira Cristina Aires Cruvinel falou em nome do Conselho Seccional. Contou que a primeira advogada do País se formou em 1898, no Rio de Janeiro, mas só conseguiu ingressar nos quadros da OAB em 1906. Também lembrou que as pioneiras lutaram por um tratamento isonômico e imparcial e destacou o trabalho de Coraci Fidélis de Moura, que integrou os quadros da Credijur. A conselheira Carla Sahium ressaltou a força da mulher. "Somos densas, entramos em ebulição", afirmou. "Não somos sexo frágil coisa nenhuma, temos garra, temos pique". Carla Sahium salientou que as homenageadas da noite são pessoas primordiais para o ponto de partida da advocacia. "Vocês abriram nosso caminho".
Coraci Fidélis, que discursou em nome das pioneiras, falou da importância da homenagem e sobre o papel da mulher na administração da Justiça. "O pioneiro é um explorador de sertões, é o que se antecipa, abrindo caminho para outros iguais", lembrou. "Temos que seguir em frente, porque há muito para se viver e experimentar, inaugurando linhagens e fundando reinos".
Ao final, foram sorteados brindes da Casag entre as homenageadas.