Palestra na OAB-GO aborda atuação de Rui Barbosa, o ícone do pensamento jurídico brasileiro

30/08/2023 Evento, Notícias

A diplomacia como a busca pela resolução de conflitos através do diálogo e negociação. Aspectos debatidos com base na atuação do Ícone da oratória e do pensamento Jurídico brasileiro, Rui Barbosa. Esses foram os parâmetros da palestra “A raiz das coisas: Rui Barbosa e o Brasil no mundo” realizada na noite desta quarta-feira (30/08) no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO).

A mesa-redonda, realizada pela Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO), contou com a presença do palestrante, sociólogo e professor da Universidade de Brasília, embaixador Carlos Henrique Cardim. Em edição revista e ampliada, sua obra repercute os telegramas trocados, durante a Conferência de Paz, em Haia, na Holanda, quando Rui Barbosa, representando o Brasil se notabilizou como pacifista ao defender o nivelamento de todos os países, tanto nos direitos quanto nos deveres.

“Rui Barbosa foi, entre nós, o ideólogo de uma reforma da sociedade. De maneira inédita, todos os Estados soberanos à época se reuniram. E atuação de Rui Barbosa redefiniu o lugar da política externa brasileira. E dentro dessa raiz das coisas se fala da importância de Rui Barbosa e de suas ideias democráticas para Brasil e o mundo”, adiantou o palestrante.

O defensor da justiça

Em seu discurso de abertura, o diretor-presidente ESA-GO enalteceu a importância da presença do embaixador que inicia um novo projeto na Escola de Advocacia. “Iniciamos um importantíssimo projeto na ESA Goiás. Porque temos muito a falar sobre o Brasil no mundo. E a ESA é o local onde temos o viés primordial de cuidar da cidadania também, incentivando o conhecimento”, prevê.

Ao direcionar as palavras ao público presente, o vice-presidente executivo da ESA, Carlos André Pereira, falou de um dos pilares da instituição. “A ESA valoriza o conhecimento. Esse é o papel da ESA que assim como a diplomacia, defende a construção do conhecimento amplo e cria oportunidades.”

Para o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (Casag), Jacó Coelho, o legado do Ícone da oratória e do pensamento jurídico brasileiro, Rui Barbosa, será sempre referência de dedicação à justiça, educação e valores democráticos que moldaram o Brasil. “Rui Barbosa foi um dos mais proeminentes estadistas, juristas e intelectuais de sua época”, reconhece.

Ainda participaram da mesa de abertura da palestra, o conselheiro federal e ex-presidente da Seccional Goiana, Lúcio Flávio Paiva; o presidente do Instituto Vilmar Rocha, o ex-deputado federal, Vilmar Rocha; e representando a comissão organizadora doevento, Michel Magul.

O renomado jurista

Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Recife, Rui Barbosa logo se destacou por sua oratória eloquente e seu profundo conhecimento jurídico. Suas intervenções nos tribunais e no Congresso eram destaques pela clareza de argumentos e pela defesa da Constituição.

Nascido em 1849 no Brasil, Rui Barbosa foi um dos mais proeminentes juristas e intelectuais que além de sua carreira política, também deixou um legado literário significativo, com textos abordando questões sociais, políticas e filosóficas.