OAB planeja programa para melhorar desempenho de estudantes no exame de Ordem

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) planeja implantar, em parceria com IES, programa para auxiliar estudantes do curso de Direito. A informação é do presidente da Comissão do Exame de Ordem, Carlos André Pereira, durante entrevista ao Jornal O Popular, desta terça-feira (30 de maio). 

Na reportagem “Baixa Aprovação Preocupa OAB”, assinada pela repórter Natália Araújo, Carlos André avalia que baixo o índice de  êxito no Exame decorre de problemas ligados à falta de hábito de leitura e de formação básica, o que ocorre devido à falha do ensino básico (fundamental e médio) brasileiro. As aprovações na primeira fase do 22º exame, aplicada em abril deste ano, não chegaram à metade dos inscritos.

No ano passado, a taxa de aprovados atingiu apenas 12%.Carlos André diz à reportagem que o alto índice de reprovação reflete um problema na base do conhecimento, uma vez que muitos alunos chegam à faculdade sem conhecimento linguístico ou sem o hábito de leitura. “Alguns estudam, mas enfrentam dificuldade em aplicar a informação na prova, uma vez que o conteúdo foi apenas decorado”, diz.

Nas próximas semanas, Carlos deve procurar representantes de universidades para discutir o assunto com representantes de IES goianas. A reportagem ressalta que a mesma opinião com relação à necessidade de aperfeiçoamento do ensino jurídico é apresentada por Rogério Varela, presidente da Comissão Nacional de Exame de Ordem. Para ele, há outros agravantes no ensino, como o não estabelecimento de vínculos entre professores e instituições, no que ele define como professores “horistas”, além de implantação de disciplinas de ensino à distância (EAD).

(Texto: Ricardo César – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)

×