A subseção de Santa Helena de Goiás, na Região Sudoeste do Estado, foi palco do início dos trabalhos da 9ª edição do Programa OAB Ouve, na manhã desta quinta-feira (31). O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Lúcio Flávio de Paiva, e a comitiva de diretores e conselheiros seccionais da Ordem ouviram demandas da advocacia local, visitaram a sala da OAB no Fórum e defenderam uma série de ações em defesa das prerrogativas.
Nesta edição, ainda serão visitadas Quirinópolis (na tarde desta quinta-feira, dia 31 de agosto) e São Simão (na manhã desta sexta-feira, 1° de setembro). O OAB Ouve é um projeto no qual membros da diretoria da seccional irão pessoalmente a todas subseções para escutar, dialogar e levar os serviços necessários, numa tarefa de atenção e aproximação aos advogados e advogadas que militam no interior.
“Nós temos um compromisso verdadeiro com as subseções e com toda a advocacia”, avaliou Lúcio Flávio. “Este é o 20º município visitado e vamos colher e ouvir as demandas de todas as 49 subseções”, reforçou.
A principal demanda da advocacia de Santa Helena está relacionada a construção do parlatório no presídio local (espaço ou local destinado à entrevista com presos). “Também iremos pedir a cessão de uma sala para a advocacia na delegacia”, garantiu Lúcio Flávio aos advogados. O prefeito João Alberto Rodrigues esteve presente no encontro e confirmou que também tomará frente nestas questões.
Outras demandas levantadas pela advocacia local foram: a necessidade de lotação de mais um promotor do Ministério Público estadual (MP-GO), problemas no Projudi, e sobre um magistrado local. Em relação ao promotor, o presidente Lúcio Flávio afirmou que irá oficializar o procurador-geral do MP-GO, Benedito Torres, para pedir mais um promotor para Santa Helena.
Sobre o Projudi, Lúcio destacou as inúmeras ações da Ordem junto ao Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) para garantir melhorias no atendimento ao advogado. Ele também confirmou que um novo curso será realizado no município para auxiliar os advogados.
A advocacia local também pediu novos roteadores na salas de audiência do Fórum. O presidente da subseção, Sebastião Marques, irá confirmar a liberação por parte do Fórum para a implantação da medida. “Assim que for confirmado, a seccional irá atender e implantar roteadores”, afirma Lúcio Flávio.
Elogios
Advogados e advogadas que se reuniram com o presidente elogiaram o diretor do Foro, Luciano Borges da Silva, e o juiz Thiago Brandão Boghi pela presteza e assistências diárias. “Agradeço aos elogios e isso mostra que estamos no caminho certo”, diz Luciano, após visita da comitiva em seu gabinete.
O presidente da subseção, Sebastião Martins Marques, destacou a criação de comissões da subseção, celebrou a troca de mobiliário da sede, a ida de cursos da ESA para o município, além da entrega de novos computadores na sala da OAB no Fórum.
Também ressaltou a troca de computadores nas delegacias jurisdicionadas por Santa Helena. “Este é o ano da valorização de nós advogados. Precisamos de respeito e é, por meio de nossas comissões, que construímos este processo”, diz o presidente da subseção, Sebastião Martins Marques.
Já o prefeito de Santa Helena, João Alberto Rodrigues, afirmou que “vemos uma melhoria e qualificação dos advogados no município”, diz. “Vejo também que a seccional tem olhado com atenção ao interior”, ressalta. Por fim, o prefeito destacou a importância do debate e a ida do presidente Lúcio Flávio e sua diretoria a Santa Helena.
Além de Lúcio, a comitiva é composta pelo secretário-geral, Jacó Coelho; secretária-geral-adjunta, Delzira Menezes; os conselheiros seccionais Maura Dominiciana, Valéria Alves Menezes e Osmar de Freitas Jr.