OAB Nacional forma listas sêxtuplas para duas vagas no TRF-1; advogada goiana compõe 1º lista

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) anunciou nesta segunda-feira (23) a formação de listas sêxtuplas para preenchimento das duas vagas disponíveis no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). As vagas são resultantes do Quinto Constitucional da Advocacia, estabelecido pela Lei 14.253/2021 devido à expansão da Corte. A 1º lista foi divulgada logo no início desta tarde, já a 2º lista, ao final do dia.

A Seccional goiana contou com três advogados que se inscreveram para a formação das duas listagens: Iure de Castro Silva, Liz Marília Guedes Vecci e Wilson Azevedo dos Santos (o candidato Wilson desistiu do processo de arguição). Durante a votação realizada na sede do CFOAB, em Brasília, foram avaliados e escolhidos seis nomes para cada uma das listas. Entre os selecionados, está a advogada goiana Liz Marília Guedes Vecci Mendonça.

Os conselheiros federais da bancada goiana foram: Ariana Garcia, David Soares e Roberto Serra da Silva Maia.

Confira os (as) advogados (as) eleitos (as) na 1º lista

Diogo Seixas Condurú (PA) – 28 votos

Flávio Jaime Jardim (DF) – 27 votos

Thiago Lopes Campos (BA) – 27 votos

Clarice Viana Binda (MA) – 27 votos

Marco Antônio Lara (MA) – 26 votos

Liz Marília Guedes Vecci (GO) – 26 votos

Confira os (as) advogados (as) eleitos (as) na 2º lista

Eduardo Martins (DF)- 28 votos

Receba Moreno (RO) – 27 votos

Larissa Chaves Tork  (AP) – 28 votos

João Celestino Correa (MT) – 27 votos

Vicente Viana (DF) – 27 votos

Marcus Gil Barbosa (RR) – 25 votos

O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, afirmou que “a seleção dos profissionais que compõem essas listas é um reflexo do compromisso da OAB com a excelência e a integridade dentro da advocacia”. Segundo ele, “a inclusão da advogada Liz Marília Vecci é um testemunho não apenas de sua competência, mas também do alto padrão profissional que buscamos promover no TRF-1”, disse.

Após essa etapa, as listas serão enviadas ao TRF-1, que terá a responsabilidade de reduzi-las para três nomes. Estes finalistas serão então encaminhados ao Palácio do Planalto para a decisão final por parte do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Este processo é parte fundamental do sistema legal do país e representa um passo significativo na nomeação dos futuros membros do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Currículo da advogada eleita:

Liz Marília Guedes Vecci Mendonça é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Em 2015, obteve o título de LLM em Direito Empresarial pela FGV-RJ e também possui LLM em Direito Penal Econômico pelo IDP.

Desde maio de 2001, é sócia fundadora da Terra e Vecci Advogados Associados. Além disso, é membro consultor da Comissão Especial de Direito Tributário do Conselho Federal da OAB para o período de 2022-2025. Entre 2019 e 2021, atuou como conselheira na OAB-GO. Também foi conselheira julgadora na Junta de Recursos Fiscais do Município de Goiânia.

No campo associativo, a advogada possui experiência como estagiária no Departamento Jurídico da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás, onde posteriormente ocupou os cargos de Consultora Júnior e Consultora Chefe do Departamento Jurídico Tributário. Atualmente, é Diretora da mesma associação. Além disso, foi estagiária do Departamento Jurídico no Sindicato dos Fiscais do Estado de Goiás – SINDIFISCO durante 1996/1997. Anteriormente, entre 1995 e 1997, prestou serviços de consultoria tributária para assinantes da publicação na Tributária Publicações e Consultoria Ltda.

Currículo dos demais candidatos:

lure de Castro Silva

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Goiás, é advogado inscrito na OAB sob os números 29.493/GO e 66.294/DF. Além disso, é Procurador da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, tendo sido aprovado no IV Concurso Público realizado em 2015. Possui formação como Administrador Judicial pelo Curso de Especialização em Recuperação Judicial de Empresas, concluído em 2020 pelo Instituto de Pesquisa e Ensino (Insper) e pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (ESMEG) em 2021. Atualmente, está cursando mestrado em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), com previsão de conclusão em 2023. No campo profissional, Iure de Castro Silva exerce a advocacia como sócio do escritório de advocacia Castro, Alarcão e Passos Advogados, que possui sede em Goiânia, Senador Canedo e Brasília. Além disso, atua como Administrador Judicial desde o ano de 2011.

Wilson Azevedo dos Santos

Wilson Azevedo dos Santos é formado em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas, concluindo seus estudos em 1987. Atualmente, é sócio do escritório “Wilson Azevedo & Advogados Associados S/S”. Sua experiência profissional inclui cargos de assessor e consultor técnico jurídico no Tribunal de Contas dos Municípios (T.C.M.) e no Tribunal de Contas do Estado (T.C.E.) e como advogado na Justiça do Trabalho (T.R.T.), na Justiça Eleitoral (T.R.E.) em Goiás, além de atuação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Justiça Federal e Tribunal Regional Federal (TRF). Também exerce a advocacia no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.