De 20 a 24 de novembro, Curitiba será o maior polo do Brasil na discussão de princípios que norteiam a democracia, a ética e o direito. Nesse período, a cidade será a sede da XXI Conferência Nacional dos Advogados, que deve trazer à capital paranaense milhares de profissionais do direito, entre participantes e palestrantes de destaque nos cenários jurídicos nacional e internacional. O lançamento oficial da conferência será realizado às 14h30 da próxima segunda-feira (14), no Museu Oscar Niemeyer.
O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, acompanhado de diretores da instituição, apresentará aos representantes da sociedade civil organizada o formato da conferência e o tratamento que será dado ao tema Defesa das Liberdades, Democracia e Ética. O evento discutirá os grandes desafios que o Brasil enfrenta para assegurar os direitos garantidos ao cidadão na Constituição Federal. Assuntos como união homoafetiva, aborto e sistema penitenciário estão entre os subtemas de painéis. Segundo Ophir Cavalcante, a OAB pretende discutir uma preocupação que não só é histórica e fundamentalmente importante para a sociedade brasileira, mas também muito atual em outras partes do mundo sedentas de democracia e de liberdades – como apontam as revoltas populares em curso no Oriente Médio e África.
Palco de uma conferência nacional histórica, em 1978, Curitiba deverá atrair mais uma vez os olhares de grandes juristas. Se há 33 anos o principal evento da advocacia foi um marco da resistência democrática e abriu caminho para a abertura política no país, agora a 21ª edição da conferência debaterá temas que terão importância estratégica na definição de políticas públicas e mudanças legislativas nos próximos anos.
A Conferência Nacional dos Advogados reunirá 114 palestrantes nacionais e internacionais. Uma festa, na noite de 20 de novembro (domingo), marcará o início das atividades. A sessão solene de abertura será realizada no dia 21 (segunda-feira), às 9 horas, no Teatro Positivo. As palestras e eventos paralelos serão realizados no espaço do Expo Unimed Positivo.
Fonte: site do Conselho Federal da OAB