Acontece neste momento, na Sala de Sessões, na sede da OAB-GO, reunião convocada pela Comissão de Conflitos Fundiários para discutir sobre o cumprimento do mandato de reintegração de posse da Fazenda Santa Mônica, expedido pelo juiz da comarca de Corumbá, Levine Raja Gabaglia Artiaga. Desde o dia 31 de agosto integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupam a propriedade, que está distribuída nos municípios de Corumbá de Goiás, Abadiânia e Alexânia, e pertence ao senador cearense, Eunício Lopes Oliveira. O número de ocupantes, de acordo com informações do MST, é de 3 mil famílias.
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da OAB-GO vem participando das discussões com intuito de garantir que a execução da decisão judicial seja feita de forma pacífica. “Estamos trabalhando para que a reintegração seja realizada sem a necessidade de força policial. Participamos de forma imparcial e primamos pela dignidade tanto do proprietário das terras quanto dos ocupantes”, ressalta a presidente da CDH, Mônica Araújo de Moura.
Também participam da reunião representantes da Ouvidoria Agrária Nacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (OAN/MDA); Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR); Polícias Civil e Militar; Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP/GO); Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Representante Jurídico do proprietário da Fazenda Santa Mônica, advogado Marcus Vinicius Figueiredo; Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG); e Comissão Pastoral da Terra Regional Goiás (CPT/GO).
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO