OAB-GO Requer Elevação da Entrância da Comarca de Acreúna

12/07/2024 Institucional

O diretor-tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Eduardo Cardoso, e a presidente da subseção de Acreúna, Ediane Ribeiro, estiveram na tarde desta quinta-feira, 11 de julho, em reunião com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Carlos França, para discutir a elevação da comarca de entrância inicial para intermediária.

Também participaram da reunião os juízes auxiliares da presidência do TJ-GO, Reinaldo de Oliveira Dutra e Lídia de Assis, o prefeito de Acreúna, Claudiomar Contin Portugal, a presidente da Câmara Municipal de Acreúna, Aretusa Gonçalves, a procuradora jurídica do município de Acreúna, Lígia Ferreira, e as advogadas Lívia Karolina e Mônica Faria.

Eduardo Cardoso Jr. explicou que a elevação de comarca é um processo pelo qual uma comarca é promovida a uma categoria superior dentro do sistema judiciário. “Isso geralmente envolve mudanças na estrutura, recursos e competências da comarca, o que é positivo para a advocacia.”

“A elevação da comarca de Acreúna de entrância inicial para intermediária representa um avanço significativo para a região, trazendo uma série de benefícios e melhorias que impactam tanto a advocacia acreunense quanto o sistema judiciário e a população. Essa mudança possui importância significativa em diversos aspectos, como o aumento da competência jurisdicional, a valorização da advocacia local, benefícios diretos para a população, desenvolvimento regional e fortalecimento institucional.”

A presidente Ediane Ribeiro, por sua vez, afirmou que a elevação demonstra o respeito e a valorização que o Tribunal de Justiça de Goiás tem pela comarca. “Tal ato proporciona a manutenção dos magistrados e servidores, mostrando avanço na prestação jurisdicional.”

Já o presidente Carlos França destacou que o TJ-GO está sempre receptivo às boas iniciativas que possam aprimorar a prestação jurisdicional e melhorar o atendimento à advocacia e aos demais integrantes do sistema de justiça e à sociedade. “Recebo esse pleito da OAB, acompanhada pelas autoridades municipais, de elevação da comarca de Acreúna à instância intermediária com muita boa vontade e analisaremos com atenção essa possibilidade.”

×