OAB-GO realiza solenidade em homenagem ao advogado(a) com deficiência

01/07/2024 Notícias

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPcD), realizou na última sexta-feira (28 de junho) uma solenidade em homenagem ao advogado(a) com deficiência. O evento foi realizado na sede da Seccional, em Goiânia.

Com o objetivo de promover a inclusão e valorizar a contribuição dos advogados e advogadas com deficiência para a advocacia goiana, o evento reuniu diversos advogados(as) que foram homenageados pelo seu trabalho e dedicação. A solenidade contou com a presença de membros da diretoria da OAB-GO, representantes da CDPcD, familiares dos homenageados e outras autoridades. Além das homenagens, o evento proporcionou um espaço de diálogo sobre os desafios enfrentados por advogados com deficiência e as estratégias para superá-los.

A iniciativa vai de encontro ao compromisso da gestão em assegurar que todos os profissionais, independentemente de suas condições, possam exercer plenamente suas funções e serem reconhecidos por suas competências e dedicação. A solenidade destacou a importância de políticas inclusivas e o papel essencial desses advogados na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Inclusão

Na oportunidade, o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, destacou que, nesta gestão, um dos maiores objetivos é incentivar a busca dos direitos do advogado com deficiência em relação à acessibilidade e a sua inclusão. “Acessibilidade não é só entrar e ficar em um lugar; mas entrar, ficar e desfrutar de tudo o que aquele local tem a oferecer. Nós, da OAB-GO, não mediremos esforços para que a advocacia continue tendo condições de ser exercida plenamente por todos e todas”, disse.

Em seu discurso, a presidente da CDPcD, Tatiana Takeda, salientou o papel fundamental da comissão na busca pelos direitos e garantias dos advogados e advogadas com deficiência em Goiás. Segundo ela, na busca por cumprir o seu slogan – “Impulsionando a advocacia e defendendo a cidadania”, a Seccional vem empreendendo ações que vão ao encontro da necessidade do advogado(a) com deficiência.

“Não é simples trabalhar em um ambiente que não foi pensado e construído para todos. Não é simples lidar com as barreiras atitudinais. Um dos nossos objetivos é cumprir com as expectativas que nos foram direcionadas, e entregar, para a próxima diretoria, uma comissão que continua, desde as gestões dos colegas que nos antecederam, ativa, participativa e, principalmente, contributiva. Nada seria possível sem uma entidade séria e comprometida que nos apoia, além de membros diligentes e dispostos que fazem tudo isso acontecer”, explicou.

Oportunidades

Em sua fala, o secretário da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do CFOAB, Hebert Batista, afirmou que o reconhecimento e valorização dos advogados com deficiência não devem ser exceções, mas uma prática constante na advocacia. “Nosso trabalho é garantir que todos os profissionais, independentemente de suas condições, tenham as mesmas oportunidades de contribuir e prosperar em suas carreiras. Eventos como este são fundamentais para visibilizar a competência e a resiliência desses advogados, e também para lembrar a todos que a inclusão é uma responsabilidade coletiva”, disse.

Na oportunidade, o vereador Willian Veloso destacou a importância de oferecer oportunidades iguais para todos os advogados, independentemente de suas condições. “Precisamos provar para a sociedade todos os dias que o que precisamos é de oportunidade. Sendo essa oportunidade oferecida, todos têm a plena capacidade de exercer suas respectivas funções em qualquer área da advocacia. Nos dê as oportunidades, e nós vamos chegar aonde qualquer outro pode chegar,” afirmou o vereador. Durante o evento, Veloso entregou o título de cidadão goianiense ao advogado Diego Magalhães, ressaltando a relevância das conquistas alcançadas por profissionais com deficiência.

×