O Conselho Seccional da OAB-GO, por meio da Comissão de Acompanhamento Forense, vem atuando para fortalecer a interação com o Fórum de Goiânia. As informações sobre as ações desenvolvidas foram dadas pelo presidente da Comissão, conselheiro seccional Murillo Macedo Lôbo, que destacou o trabalho de planejamento que vem sendo feito. Segundo ele, esta aproximação com o Fórum tem caráter diferenciado. "Não é de ingerência, de confronto, e sim de cooperação e planejamento", ressaltou ao dizer que, devido à constante atuação da Seccional, esta interlocução é obrigatória hoje.
Durante o XXIII Colégio de Presidentes de Subseções, o conselheiro listou as conquistas da Comissão, que agora tem caráter permanente. Muitos dos avanços foram obtidos juntamente com a Comissão de Direitos e Prerrogativas como a retirada de cartazes considerados ofensivos à advocacia, entre eles os que estabeleciam horário determinado para o juiz atender o advogado, e a instalação de terminais de extrato de andamento processual em todos os andares do Fórum de Goiânia.
Por meio da constante atuação da OAB-GO, em cada sala de audiência foi colocado mais um monitor para que o advogado possa acompanhar, em tempo real, o que está sendo digitado; a portaria que autorizava a cobrança de custas para cumprimento de sentença foi revogada; houve a criação do Protocolo Integrado de Juizados Especiais e a aceitação obrigatória, pela escrivania, de extrato tirado pela internet. "Antes a escrivania só aceitava o extrato retirado no terminal, o que dificultava o trabalho do advogado", disse Murillo Macedo. Também devido à atuação da Comissão, houve a implantação do sistema Push e o advogado pode fazer o agendamento de carga do processo via internet.
A Comissão de Acompanhamento Forense se reúne mensalmente com a direção do Fórum de Goiânia.