A campanha O que você tem a ver com a corrupção? foi lançada, na manhã desta segunda-feira (16), na sede do Ministério Público do Estado de Goiás, e contou com a presença do presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, e do conselheiro seccional Júlio César do Valle Machado. A OAB-GO é parceira do Ministério Público no movimento contra a corrupção que está sendo realizado em todo o País.
Na abertura do evento, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Abdon Moura, lembrou que, apesar de muitos cidadãos julgarem a corrupção como prerrogativa apenas dos agentes políticos, ela está presente no cotidiano de todos. Diariamente, o senso ético-moral das pessoas é testado, seja nas longas filas, no trânsito, ou no acerto de conta do restaurante, exemplificou.
A campanha pretende atacar dois pontos: a efetiva impunidade dos corruptos e corruptores e a educação das novas gerações, visando à construção de um País mais justo e sério. O objetivo é atingir crianças e adolescentes, buscando a prevenção de novos atos de corrupção. Por meio de palestras e peças de teatro nas redes pública e privada de ensino, a campanha vai trabalhar a partir do princípio de que é preciso dar o exemplo, colocando em discussão a responsabilidade de cada um no combate diário à corrupção. Trata-se de um projeto de longo prazo para estimular a ética e a honestidade dos cidadãos.
Também estiveram presentes no evento, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado, o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, José Lenar de Melo Bandeira, o secretário Estadual de Segurança Pública, Ernesto Roller, a secretária Estadual de Educação, Milca Severino, os reitores da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira, e da Universidade Católica de Goiás, Wolmir Amado, dentre outras autoridades.
16/6 15h