OAB-GO participa de workshop sobre processo transexualizador

A presidente da Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Eliane Ferreira Rocha, participou na manhã desta quinta-feira (28), do workshop sobre o processo transexualizador, realizado no Hospital Alberto Rassi (HGG). A solenidade, que celebra o Dia de Visibilidade Trans, foi marcada pela assinatura de um protocolo de intenções para o atendimento médico e multiprofissional aos transexuais, a exemplo do que já ocorre no Hospital das Clínicas (HC-UFG).

 

O workshop contou com a apresentação do presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Aldair Novato Silva, que é ginecologista e atua no serviço do processo transexualizador do Hospital das Clínicas. Ele abordou os desafios da mudança de sexo a partir da vivência de Ester Sales Matos, integrante do Coletivo Acadêmico TransAÇÃO; de Rafaela Damasceno, da Gerência Especial da Diversidade Sexual de Goiás; e de Lion Ferreira, assistente social, integrante do Grupo ORIGEM.

 

De acordo com a presidente da comissão, esse evento é importante para fomentar o atendimento humanizado à pessoa Trans no Sistema único de Saúde (SUS). "Políticas públicas como esta são uma forma de abertura de referência, que visam o cumprimento dos princípios básicos da saúde pública que são a equidade, universalidade e integralidade no acesso ao tratamento", defende.

 

Ela afirma que a Comissão será participativa na luta pelo tratamento transexualizador, em parceria com o Estado e com os movimentos em favor dos direitos LGBT. (Texto: Maria Amélia Saad – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO, com informações do HGG) 

×