O diretor-tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Eduardo Cardoso Júnior, o conselheiro seccional, Rômulo Sebba, e o presidente da subseção de Itaberaí, Pedro Corrêa Mendes Neto, participaram, nesta quinta-feira (22 de setembro), da instalação do primeiro totem interativo da Justiça do Trabalho.
O projeto é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O objetivo é ampliar o acesso da população aos serviços oferecidos pela Justiça Trabalhista em municípios que não contam com varas do trabalho.
O primeiro equipamento foi instalado na prefeitura de Itaberaí, no interior de Goiás. A escolha do local levou em consideração aspectos como: população; inexistência de Vara do Trabalho no município; e a demanda pela Justiça do Trabalho na localidade. No primeiro semestre do ano, o município contabilizou mais de 1.100 reclamações trabalhistas ajuizadas. A cerimônia de abertura foi realizada pelo presidente do TST e do CSJT, ministro Emmanoel Pereira e diversas autoridades.
Para o diretor-tesoureiro da Ordem, a medida merece reconhecimento. ‘’A justiça deve ser e estar para todos. Nós, da OAB-GO, aplaudimos essa iniciativa do Tribunal, que vai garantir e facilitar o acesso à prestação jurisdicional daqueles que estão na ponta’’, pontuou Eduardo Cardoso Júnior.
Segundo o presidente do TST e do CSJT, ministro Emmanoel Pereira, a iniciativa visa “chegar às cidades mais carentes, com população desassistida juridicamente”. Ele ressaltou que o projeto “reafirma a identidade social da Justiça do Trabalho”, ao simplificar a interação com “advogados, empregadores e trabalhadores invisíveis”, pessoas em maior vulnerabilidade que necessitam de prestação jurisdicional, mas estão distantes das estruturas físicas das varas.