O diretor-tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Eduardo Cardoso Júnior, e o conselheiro seccional, Cícero Goulart de Assis, participaram, nesta segunda-feira (07 de novembro), da cerimônia de abertura da 17ª edição da Semana Nacional da Conciliação, no Fórum Cível de Goiânia.
A iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que será aplicada no Estado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), tem o objetivo de disseminar em todo o País a cultura da paz e do diálogo, desestimular condutas que tendem a gerar conflitos e proporcionar às partes uma experiência exitosa de conciliação.
De acordo com o judiciário goiano, até o próximo dia 11, mais de 15 mil processos devem ser movimentados com o intuito de promover acordos com as partes envolvidas para acelerar a finalização de demandas judiciais. A expectativa é alcançar 50% de acordos nas audiências realizadas.
Eduardo Cardoso júnior ressaltou que ‘’programas como este são necessários porque o maior beneficiário é a população”. Ele ainda complementou ‘’reafirmo que a advocacia acredita na melhor execução das responsabilidades que lhes incube. E a cada decisão publicada, estejamos sempre em busca do melhor para a sociedade: aproximando, acolhendo e promovendo o acesso à uma justiça de qualidade aos cidadãos’’, disse.
Na abertura do evento, o presidente do TJGO, Carlos Alberto França destacou que o bom resultado na produtividade como um todo e na conciliação em particular é fruto do trabalho árduo das magistradas, magistrados, servidoras, servidores e da participação da advocacia, da Defensoria Pública, do Ministério Público e das parcerias, como da Prefeitura Municipal de Goiânia e das empresas que acreditam na Semana da Conciliação do Tribunal.
Também participaram da solenidade, o diretor do Foro da comarca da Goiânia, juiz Héber Carlos de Oliveira; representando o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, a procuradora-geral do Município, Tatiana Accioly Fayad; o subdefensor público, Tiago Grégorio Fernandes; o coordenador do 2º Cejusc (Família), juiz Claudiney Alves de Melo; o coordenador do 3º Cejusc, juiz Felipe Vaz de Queiroz; os juízes Algomiro Carvalho, Fernando de Melo Xavier e Sandro Cássio de Melo Fagundes; o procurador adjunto do Município de Goiânia, André Quintino; e a secretária-geral do Nupemec, Marielza Nobre da Costa;