OAB-GO, MP e magistrados solicitam ao TJ elevação da entrância de Senador Canedo

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), ao lado do Ministério Público e magistrados, solicitou a mudança da entrância da comarca de Senador Canedo no âmbito do Judiciário. O objetivo é prover as varas que estão vagas e oferecer maior agilidade na movimentação processual.

O encontro foi realizado na última quinta-feira (19), em encontro com o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-GO), Gilberto Marques, e o procurador-geral de Justiça, Benedito Torres, além de lideranças políticas locais e magistrados. O vice-presidente da OAB-GO, Thales Jayme, o secretário-geral, Jacó Coelho, e o presidente da subseção de Senador Canedo, João Coelho, participaram da reunião e defenderam a elevação da entrância de Senador Canedo.

A comarca registrou em 2016 um total de 9.940 processos autuados e conta com apenas duas varas e um juizado cível e criminal. O pleito apresentado pelo Ministério Público, OAB, prefeituras de Senador Canedo e Caldazinha e pela Câmara Municipal é que haja a elevação de entrância inicial para intermediária e a criação de três novas varas.

“A comarca tem mais promotores que juízes, o que configura uma distorção. O acúmulo de processos na comarca de Senador Canedo prejudica o trabalho do promotor, de advogados e até dos próprios juízes e compromete nossa prestação de serviços à sociedade”, afirmou Benedito Torres.

O presidente do TJ-GO explicou que há uma comissão especial encarregada de analisar a solicitação e, havendo parecer favorável, cabe à Corte Especial do Tribunal a decisão de acatar a solicitação. “É inegável que o pleito é legítimo. Precisa muito e é do nosso interesse fortalecer a comarca de Senador Canedo. Vamos atuar juntos para viabilizar essa demanda. Sou parceiro, vou trabalhar para fazer andar o processo o mais rápido possível”, afirmou Gilberto Marques.

O diretor do Foro de Senador Canedo, juiz Carlos Eduardo Martins da Cunha, defendeu o pleito. Também estiveram presentes na reunião o secretário de Estado Wilmar Rocha, três deputados estaduais, representantes da OAB-GO, associação empresarial e várias outras autoridades locais.

(Texto: Felipe Cândido – Assessoria de Comunicação Integrada – com informações do MP-GO)

×