OAB-GO, MP e juízes discutem prestação jurisdicional

06/03/2009 Notícias, Reunião

 

Em uma iniciativa exemplar, a Subseção da OAB-GO de Cristalina reuniu, nesta quinta-feira (5), integrantes do Ministério Público de Goiás (MP-GO), da magistratura e advogados para discutir questões ligadas à prestação jurisdicional. O encontro, realizado no Fórum local, foi comandado pelo presidente da Subseção Antônio Paulo Luzzi e contou com as presenças da diretora do Foro local, Alessandra Gontijo do Amaral, do juiz Roberto Bueno Olinto Neto e do promotor de Justiça Antônio de Pádua Freitas Júnior. O presidente da OAB-GO, Miguel Cançado, o vice-presidente, Henrique Tibúrcio Peña, e os conselheiros da seccional Reginaldo Martins e Márcia Queiroz participaram também do encontro.

Na reunião, advogados reclamaram à diretoria do Fórum e ao juiz presente de questões como atraso nas audiências, dificuldade de consultar processos de inventário, carga rápida, honorários de sucumbência baixos e cancelamentos de audiências sem que o advogado seja avisado. A cada problema apresentado, foi feita uma discussão e apresentada uma solução para que as atividades da Justiça fossem encaminhadas de forma a não prejudicar a prestação jurisdicional.

"Esta é uma iniciativa espetacular e que deve ser seguida por todas as subseções", elogiou Miguel Cançado. "Em um momento que o Supremo Tribunal Federal tenta mudar seu regimento para restringir o acesso dos advogados aos juízes, a magistratura local dá o exemplo e aceita debater com os advogados e com o MP os problemas da região", disse ao destacar que a reunião foi realizada no Fórum, casa dos juízes, mas que foi comandada por um advogado.

O vice-presidente Henrique Tibúrcio ressaltou que reuniões como esta facilitam o andamento da Justiça. "Aonde eu for citarei o exemplo de Cristalina", disse. "É muito bom ouvir o juiz Roberto Bueno dizer que as portas de seu gabinete estão sempre abertas para receber o advogado e discutir questões como o baixo valor do honorário de sucumbência". O conselheiro Reginaldo Martins lembrou que tanto a OAB, quanto o MP e a magistratura têm um único objetivo: trabalhar pelo bom andamento da Justiça.

Ao final do encontro, a conselheira seccional Márcia Queiroz, diretora-adjunta da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO), divulgou o curso oferecido sobre o Projudi. As inscrições estão abertas e podem ser feitas nos site da OAB-GO, no link da ESA-GO. A idéia é formar turmas para atender os profissionais da Justiça que estão no interior.

Sede reformada

Durante a visita, a diretoria e os conselheiros da OAB-GO entregaram a reforma da sede da Subseção. O prédio passou por reparos na pintura, calçada e telhado. "A sede deixa de ter problemas de infraestrutura", afirmou o presidente da Subseção Antônio Paulo Luzzi. O presidente da OAB-GO falou sobre os investimentos feitos na infraestrutura dos espaços destinados à advocacia e sobre a constante ampliação da linha de serviços.  Das 37 subseções, 20 já estão com sede própria. Ainda neste semestre, a OAB-GO vai inaugurar a nova sede de Luziânia.

×