OAB-GO marca presença no mutirão de conciliação

28/06/2009 Ação Social, Notícias

 

"A conciliação inaugura um novo tempo para o Judiciário e a OAB está participando ativamente disto". A afirmação é do vice-presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio Peña, ao comentar o mutirão de conciliação, realizado neste domingo (28) pelo Tribunal de Justiça em parceria com a diretoria do Foro da Comarca de Goiânia e com a Seccional goiana da Ordem. Segundo ele, a conciliação, além de trazer maior agilidade e efetividade à justiça, aproxima o Poder Judiciário do cidadão comum. "Por meio de uma ação como esta, é possível conscientizar as partes e promover uma cultura da paz", disse.

Mais de 1,6 mil audiências foram realizadas durante o mutirão e a expectativa era de que o índice de acordos chegasse a 70%. No total, foram montadas 101 bancas de conciliação, distribuídas nos sete andares do Fórum. Centenas de advogados, juízes, servidores do Judiciário, e voluntários trabalharam no mutirão. A Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-GO, presidida pela conselheira seccional Carla Sahium Traboulsi, esteve presente durante todo o evento. A Sala da OAB-GO no Fórum ficou aberta, funcionando como centro de distribuição de processos e dando suporte aos advogados que trabalharam na ação. No espaço, centenas de advogados usaram a Internet, pediram para tirar cópias ou fazer cálculos, ou apenas tomaram um café.

Para o vice-presidente da OAB-GO, é essencial criar uma cultura de aproximação e de resolução pacífica das controvérsias. "A conciliação promove soluções consensuais que são mais eficazes, dando fim a um litígio e levando tranquilidade ao cidadão", afirmou Henrique Tibúrcio ao lembrar que o movimento de conciliação se associa a outra ação do Direito, a mediação. "São medidas tomadas para agilizar a Justiça e desafogar o judiciário".

×