OAB-GO lamenta falecimento do advogado Martiniano José da Silva

26/11/2024 Nota de pesar, Notícias

É com profundo pesar que a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) comunica o falecimento do advogado Martiniano José da Silva, ocorrido nesta terça-feira, 26 de novembro. Pioneiro na advocacia em Mineiros, ele foi reconhecido por sua trajetória destacada. O advogado também foi o 2º presidente da subseção de Jataí (1981-1983).

Martiniano foi um dos fundadores do Movimento Negro Unificado (MNU) e um pioneiro no estudo dos quilombos em Goiás. Grande defensor do Parque Nacional das Emas, tema que abordou com paixão no livro Goiás +300: Memória e Patrimônio, ele deixa um legado indelével para o Estado.

Nascido em 18 de setembro de 1936, em Casa Nova, BA, Martiniano era advogado e mestre em História. Autor de obras marcantes, publicou títulos como Racismo à Brasileira – citado na trilogia Escravidão, de Laurentino Gomes –, Sombra dos Quilombos, Teatro Experimental do Negro, Quilombos do Brasil Central e, mais recentemente, Racismos na Pandemia. Sua trajetória como intelectual e militante antirracista fez dele uma referência na luta pela igualdade racial no Brasil.

O velório será realizado nesta terça-feira, a partir das 23 horas, no Memorial Real Pax (sala 04). O sepultamento ocorrerá no Cemitério Parque Municipal de Mineiros, com horário ainda a ser definido.

A OAB-GO expressa suas sinceras condolências à família, aos amigos e aos colegas de profissão, desejando conforto e paz neste momento de grande perda e saudade.

×