A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) lamenta o covarde assassinato da vereadora carioca Marielle Franco, ocorrido na última quarta-feira, na zona central da cidade do Rio de Janeiro. Somamo-nos, neste momento, aos esforços da OAB-RJ e de todo o Sistema OAB para a promoção de uma cultura de paz e exigimos a devida apuração deste crime para que seus responsáveis sejam devida e exemplarmente punidos, em atenção ao primoroso princípio de Justiça.
Respaldamos as palavras do presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, de que os tiros contra a vereadora eleita e em pleno cumprimento do mandato “atingem o próprio Estado democrático de Direito”. Marielle foi a quinta vereadora mais votada nas eleições de 2016, era socióloga, com mestrado em Administração Pública, tendo feito sua dissertação sobre o funcionamento das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) nas favelas.
É dever de todo o Sistema OAB, diante tamanha desilusão, lembrar da obrigação constitucional aferida ao Estado Brasileiro de implementar políticas públicas de segurança e de combate às desigualdade sociais, para que cenas como esta não se repitam novamente. Cabe a nós, advogados e advogadas de todo o País, exigir o cumprimento da Carta Magna e de todo o ordenamento jurídico, em prestígio, antes de tudo, à dignidade da pessoa humana.
Ariana Garcia do Nascimento Teles
Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-Goiás
Kátia Pereira dos Santos Paiva
Presidente da Comissão Especial de Valorização da Mulher da OAB-Goiás
Eliane Simonini Baltazar Velasco
Presidente da Comissão Especial das Voluntárias Advogadas da OAB-Goiás
Layla Milena Oliveira Gomes
Presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da subseção de Jataí da OAB-Goiás