OAB-GO Itinerante é sinônimo de aproximação com a advocacia

10/08/2010 Benefício, Notícias

"Hoje é um dia muito importante para a advocacia goiana. Lançamos aqui o programa OAB-GO Itinerante, uma entre as várias ações que a OAB-GO promove para buscar a aproximação com as entidades operadoras do Direito, a categoria e a sociedade", disse Henrique Tibúrcio, na tarde desta terça-feira (10), durante a solenidade de lançamento do programa, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-GO).

Ao falar da relevância do programa, que levará toda a estrutura da OAB-GO às subseções do Estado, Henrique Tibúrcio lembrou o trabalho intenso que vem sendo desenvolvido pela Comissão de Acompanhamento Forense (CAF) da Seccional, como exemplo de aproximação com a advocacia. "Temos buscado sempre o apoio das entidades do poder judiciário, visando lutar pelos anseios da categoria", lembrou.  Recentemente, foi criada, dentro da CAF, a Subcomissão da Justiça do Trabalho, a qual contou com a receptividade do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), desembargador Gentil Pio de Oliveira.

O presidente do TRT-18 também esteve presente no evento e, ao cumprimentar a diretoria da Seccional pela ação, hipotecou irrestrito apoio ao programa. "O lançamento do OAB-GO Itinerante é um marco para a advocacia goiana. Promove aquilo de que mais precisamos: a aproximação entre os operadores do direito e a sociedade." O juiz-auxiliar da presidência do TJ-GO Wilton Muller, que na ocasião representou o desembargador Paulo Teles, elogiou a iniciativa da Seccional e enalteceu o programa ao enfatizar a importância dos advogados serem ouvidos.

Vários membros da diretoria da OAB-GO, como conselheiros seccionais, presidentes e membros de comissões, presidentes de subseções, advogados e autoridades do poder judiciário prestigiaram o lançamento do programa. "O advogado do interior terá a oportunidade de cobrar, fazer sugestões e entender que a instituição está em trabalho constante em prol da categoria", disse José Roberto Ferreira, presidente da Subseção da OAB-GO de Catalão, a qual será a primeira a receber o programa OAB-GO Itinerante no dia 8 de setembro deste ano.

O presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Seccional, Paulo Gonçalves, também enfatizou a importância da ação. "O que vemos aqui é a horizontalização do Conselho Seccional e da diretoria da OAB-GO", disse ao lembrar que sempre que a instituição se aproxima do advogado, esteja onde estiver, ela valoriza a classe e procura solucionar os problemas enfrentados pela categoria.

Durante o lançamento, serviços como troca de cartão profissional, atualização cadastral, orientação sobre peticionamento eletrônico e ouvidoria-geral foram oferecidos aos participantes. Além disso, a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) montou estande com demonstração dos seus produtos.

OAB-GO Itinerante

O programa será realizado em uma subseção por mês, a partir de setembro. Em cada edição do OAB-GO Itinerante, a diretoria da Seccional irá despachar da unidade-sede, onde será montada uma grande estrutura de serviços para a advocacia da região e será realizada a audiência pública mencionada, a fim de que os profissionais das subseções também possam fazer suas ponderações sobre o tema proposto.

A Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) terá estande com profissionais para aferir pressão e taxa glicêmica, além de consultores da OABPrev e da OAB-Saúde prestando esclarecimentos sobre os planos de previdência e de saúde da advocacia. Na oportunidade, a Casag também irá informar a categoria os nomes da empresas locais conveniadas com a instituição para oferecer descontos à advocacia. Já a Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO) disponibilizará um profissional para tirar dúvidas sobre peticionamento eletrônico e formulários para colher sugestões de temas de palestras.

O programa OAB-GO Itinerante também irá promover a atualização cadastral e a troca do cartão de identidade profissional dos inscritos interessados. Além disso, a Ouvidoria-Geral da instituição também estará presente nas edições do programa. "A intenção é permitir que os inscritos de todo os Estado possam participar efetivamente da gestão da OAB-GO, fazendo sugestões que possam contribuir com a melhoria do seu exercício profissional", explica o presidente da Seccional, Henrique Tibúrcio.