OAB-GO empossa diretoria da Comissão Especial de Celeridade Processual

31/01/2023 Institucional, Notícias

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) empossou, na tarde da última terça-feira (30), a diretoria da Comissão Especial de Celeridade Processual (CECProc). A solenidade ocorreu na sede da seccional, em Goiânia, e foi conduzida pelo presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins.

A comissão foi criada a partir de recomendação do presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Beto Simonetti, considerando a relevância da abordagem do assunto em todas as seccionais. Na OAB-GO, o advogado Éder Francelino Araújo foi designado para presidir a comissão. Também foram empossados a vice-presidente jovem, Denise Barbosa, e a secretária-geral, Thayanne Lima.

Rafael Lara destacou a importância das comissões da OAB para o assessoramento do conselho, “cuja responsabilidade é promover debates e estudos dentro das respectivas áreas de recorte jurídico ou social”. “Essa diretoria empossada muito bem representa a Ordem para tratar das celeridades processuais, um tema tão caro à advocacia e sociedade”, reconheceu o presidente.

Objetivos

O presidente da CECProc, Éder Araújo, explicou que o objetivo da comissão é buscar soluções junto ao Poder Judiciário goiano para solucionar problemas relacionados à morosidade que as partes encontram ao procurar a Justiça. “Nossa expectativa é que consigamos criar uma agenda positiva nas várias esferas do Poder Judiciário para solucionar de forma rápida e eficiente os problemas relacionados à morosidade processual em todos seus estágios”, explicou.

Para isso, a diretoria quer “aproximar as lideranças da Justiça do Trabalho, Tribunal de Justiça e Justiça Federal para demonstrar a intenção da OAB-GO em colaborar com o que for preciso na solução e identificação da morosidade dos processos”. Ainda, a CECProc vai criar um canal de comunicação entre a comissão e a advocacia para relatarem casos de morosidades de seus processos e a busca de soluções.