Para garantir avanço na oferta de serviços oferecidos para a advocacia previdenciarista, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) vai assinar minuta do Acordo de Cooperação Técnica (ACTs) com o INSS na próxima semana, que aumenta o rol de serviços disponíveis pela plataforma digital da autarquia federal.
A decisão foi tomada durante reunião virtual realizada na tarde desta quinta-feira (4 de março) entre a secretária-geral adjunta da OAB-GO e secretária-geral adjunta da Comissão Nacional de Direito Previdenciário, Delzira Santos Menezes, com representantes da superintendência da autarquia federal.
“Estamos desde 2018 procurando, por meio do diálogo institucional, avançar na oferta de serviços para a advocacia previdenciarista. Nosso objetivo é garantir a disponibilização efetiva. Já tivemos grandes avanços. Este é o terceiro ACT que assinamos. E não vamos parar de lutar por melhorias”, destacou Delzira.
Evento
O lançamento do novo rol de serviços está previsto para ocorrer na próxima quarta-feira (10 de março), quando a lista de novas comodidades será divulgada. Após a assinatura da minuta e encaminhamento para publicação, o acordo entra em efetivação, sendo disponibilizado para a advocacia.
O superintendente Regional Norte/Centro-Oeste do INSS, Roberto Fagner Braga, afirmou que o desenvolvimento de tecnologias é uma das metas do INSS, diante da redução do quadro de servidores nos últimos anos. “Vamos oferecer um serviço factível e resolutivo para a OAB-GO”, disse.
O chefe da Procuradoria regional do INSS, Felipe Cavalcante e Silva, por sua vez, afirmou que há serviços que estão automatizados e outros que ainda dependem de servidores. “Mas é do interesse do Atendimento e da Superintendência para garantir o maior número de serviços pela plataforma, diante da segurança e das prerrogativas da advocacia”, afirmou.
O gerente-executivo do INSS em Goiânia, Wirley Castro Varga, disse que as minutas estão prontas para serem assinadas. A chefe do Serviço de Suporte à Rede de Atendimento da Divat V, Maia Lázara Martins de Almeida, por sua vez, destacou a importância de capacitar a advocacia para a nova plataforma.
Participaram ainda da reunião, pelo INSS: Cristina Lozi Leite, Jair Brito, Lenita, Pedro Henrique Andrekowisk, Katiane. Pela OAB: Natália Warto.