OAB-GO é homenageada pelo Conselho Federal por agilidade e presteza durante incêndio

19/08/2024 Conselho Federal

Em uma cerimônia solene realizada nesta segunda-feira (19/08), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) foi homenageada pelo Conselho Federal (CF) em reconhecimento à presteza e agilidade demonstradas durante o incêndio ocorrido na sede do CF em 27 de julho de 2024. A honraria concedida exibe o trecho do Hino Nacional, “Verás que um filho teu não foge à luta”. Essa frase simboliza o compromisso inabalável da advocacia brasileira com a defesa da justiça e da cidadania.

As homenagens foram entregues pela diretoria nacional da OAB, composta pelo presidente Beto Simonetti; vice-presidente Rafael Horn; secretária-geral Sayuri Otoni; secretária-adjunta Milena da Gama; e tesoureiro Leonardo Campos. Representando a OAB-GO, participaram o presidente Rafael Lara, acompanhado dos conselheiros Ariana Garcia, David Soares e Layla Milena.

Homenageados

O presidente Lara expressou seu orgulho pela atuação dos colegas e reafirmou o compromisso da Seccional Goiana com a defesa da advocacia e da sociedade. “A cerimônia foi um forte lembrete de que, mesmo diante das adversidades, a advocacia brasileira permanece unida.”

Para Ariana Garcia, a situação demonstrou a força da nossa união, algo que a Advocacia Brasileira precisa manter em todos os momentos, especialmente diante de qualquer ameaça, fatalidade ou ataque. “Primeiro, fomos impactados pelo ocorrido em nossa casa, um lugar que não é apenas simbólico, mas um espaço de luta efetiva pela advocacia e pela democracia. Havia um receio genuíno pelas vidas que poderiam estar no prédio. Esse reconhecimento simboliza o que cada um de nós pôde fazer diante dessa situação: soma de esforços, atenção e preocupação.”

Para David, “embora o incêndio tenha sido um triste e lamentável episódio na história da Ordem, a união de todos os membros não apenas superou a adversidade, como também garantiu conforto aos corações de cada advogado e advogada. Afinal, os danos foram apenas materiais; seguimos firmes e mais unidos do que nunca. Esta homenagem é dedicada a toda a advocacia, que continua a lutar com determinação e espírito coletivo.”

Segundo a conselheira Layla Oliveira a atuação firme e célere, mesmo diante de adversidades, garantiu a segurança do corpo funcional e a continuidade das atividades do Conselho Federal, como também a proteção da advocacia e da sociedade. Em meio à desafiadora situação do incêndio, a pronta reação da Ordem, sob a liderança nacional do presidente Beto Simonetti e, em nossa seccional, pelo nosso presidente Rafael Lara, foi uma demonstração clara do profundo compromisso com a advocacia e de uma eficiência admirável.”