OAB-GO discute implementação de capacitação de professores e profissionais de apoio na rede municipal de educação de Goiânia

17/06/2024 Iniciativa

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) por meio da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPCD) se reuniu com a secretária municipal da educação de Goiânia, professora Millene Baldy de Sant’anna Braga Gifford, na tarde desta segunda-feira (17 de junho). O dialogo ocorreu com a participação da presidente da CDPCD, Tatiana Takeda e a Vice-presidente da Comissão, Luciana Prudente, para discutir a implementação de capacitação de professores e profissionais de apoio na rede de ensino municipal.

Durante o encontro, foi apresentada uma lista de escolas municipais indicadas por famílias de alunos com deficiência. Essas escolas estariam enfrentando a falta de profissionais de apoio escolar ou contavam com profissionais não capacitados para atender às necessidades específicas desses alunos. A Secretária Municipal da Educação mostrou-se interessada na questão e comprometeu-se a promover maior capacitação para os servidores da comunidade escolar, especialmente durante a semana pedagógica. Além disso, ela se prontificou a somar esforços na busca por incluir de forma eficaz os alunos com deficiência na rede municipal de ensino.

Tatiana Takeda ressaltou a importância da inclusão efetiva: “Incluir não é somente ter o aluno em sala de aula, mas proporcionar o que a Educação tem por objetivo: o aprendizado”. A presidente da CDPCD destacou ainda que a legislação brasileira e internacional é suficiente para garantir o “direito ao aprendizado” para todos os alunos. Ela enfatizou que estudantes com deficiência precisam da aplicação de ferramentas de apoio à inclusão escolar, tais como capacitação docente, adaptação de currículo e, quando necessário, a presença de um profissional de apoio escolar.

Essa iniciativa reflete o compromisso da CDPCD/OABGO e da Secretaria Municipal da Educação de Goiânia em trabalhar pela inclusão e pelo direito à educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas necessidades específicas.

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