A Comissão de Direito Ambiental da OAB-GO vai lançar no dia 9 de agosto, durante o 3º Jogos Abertos da Advocacia, uma campanha para incentivar a coleta seletiva do lixo. Segundo o presidente da comissão, Carlos de Freitas Borges Filho, a idéia é envolver os advogados na iniciativa e mostrar as vantagens de separar o lixo orgânico do não-orgânico.
O lançamento será em agosto, mas dois pontos de entrega voluntária dos resíduos já estão funcionando: um fica na Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO) e o outro no Centro de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) da OAB-GO. Os advogados podem separar o lixo de seus escritórios e levar para esses postos. De acordo com Carlos de Freitas, todo o lixo recebido será entregue para a prefeitura.
Também está prevista para o dia 9, no CEL, uma palestra sobre coleta seletiva com o geógrafo e técnico da Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia, Paulo Henrique Marques. A secretária-executiva da comissão, Tatiane Oliveira Silva, explica que, além de contribuir para o programa de coleta seletiva da prefeitura, o próximo passo é formar parcerias com cooperativas de reciclagem. Assim vamos orientar para que os advogados se organizem e ajudem a separar o lixo que pode ser reaproveitado, disse. É o comprometimento da advocacia com o meio ambiente.