OAB-GO apresenta ao governador em exercício propostas de melhorias para a advocacia

27/09/2012 Notícias, Reunião

O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, se reuniu nesta quinta-feira (27) com governador em exercício, José Eliton Júnior, o defensor-geral do Estado, João Paulo Brzezinski, e o secretário de Infra-Estrutura, Danilo de Freitas, no Palácio Pedro Ludovico. Em pauta, quatro assuntos: pagamento dos dativos num prazo de 30 dias, celeridade no já autorizado aumento do valor da Unidade de Honorários Dativos (UHD), discussão sobre a falta de juízes em todo o Estado e criação de uma linha de crédito subsidiado que atenda à advocacia, sobretudo os mais jovens. Eliton disse que o governo do Estado está disposto para atender a todas as reivindicações.

A carência de juízes no interior foi a principal demanda apresentada no XXVII Colégio de Presidentes de Subseções da AOB-GO, realizado na última segunda-feira (24). Por conta disso, 17 representantes de subseções participaram da reunião com o governador.

Tibúrcio afirmou que existem 90 comarcas desprovidas de juiz, mas o TJ-GO não pode criar novos concursos, porque esta em seu limite de despesas com pessoal, previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. "O presidente Leobino tem atendido com boa vontade as delegações de nossas subseções, mas não pode contratar os 150 juízes de que necessita. Por outro lado, o Fundesp tem recursos que não podem ter essa destinação porque a lei não permite. Minha sugestão é que os poderes se reúnam para discutir uma mudança nessa legislação. Gostaríamos que o Executivo nos ajudasse a solucionar esse déficit", afirmou Tibúrcio.

"Eu me comprometo pessoalmente, junto à OAB-GO, a buscar com o Judiciário a discussão dessa questão que atinge a advocacia e a cidadania da população em geral", afirmou o governador em exercício.

Dativos
Tibúrcio destacou que, apesar da agilidade dos trâmites na Defensoria Pública, a liberação dos recursos em outros órgãos do Estado não segue a mesma celeridade e solicitou que o Executivo tenha mais empenho para o pagamento dos honorários dativos. "Queremos um procedimento automático em que, entre a apresentação da certidão e o depósito na conta do advogado, haja um lapso temporal de até 30 dias. Hoje isso pode levar seis meses", afirmou Tibúrcio.

O presidente da OAB-GO afirmou ainda que essa realidade é semelhante à da implementação do aumento da UHD, que foi autorizada pelo governador Marconi Perillo em 10 de agosto, atendendo ao pedido da Ordem. Brzezinski informou que o aumento da UHD deve passar a valer nas próximas semanas. "Já foi lavrada a portaria e, portanto, acredito que em breve seja aplicado o aumento. É importante destacar que não vale retroativamente. Ressalto ainda essa parceria entre o Estado e a OAB-GO. Temos trabalhado para valorizar o advogado dativo", afirmou.

"O defensor João Paulo Brzezinski foi designado a atender as demandas da advocacia dativa e tem realizado esse trabalho a contento. Já firmamos um importante pacto para o pagamento da UHD e haverá ainda mais avanço", afirmou José Eliton.

O secretário de Infra-estrutura disse que fez questão de presenciar a reunião, já que os interesses da advocacia lhe são caros. "É com muita satisfação que os recebo. Parabenizo o presidente Tibúrcio por seu trabalho brilhante à frente da Ordem, com grandes conquistas realizadas em favor da advocacia", afirmou o secretário Danilo de Freitas.

"O governador tem uma sensibilidade profunda com a advocacia goiana. Ele sempre teve uma parceria muito sólida com a OAB-GO. Ele tem ciência, assim como eu que sou egresso do direito, da importância da OAB-GO na manutenção do estado democrático de direito e na preservação das instituições e da paz social", acrescentou José Eliton.

Financiamento
Por fim, Tibúrcio solicitou ao governador que o Estado crie uma linha de crédito com juros subsidiados, voltada especificamente para os advogados. "Sobretudo o advogado em início de carreira precisa desse suporte para montar seu escritório e dar início às suas atividades. Isso seria para a advocacia uma grande conquista, pois a advocacia jovem precisa ter ao menos mitigada sua dificuldade para se inserir no mercado de trabalho", solicitou Tibúrcio.

"A Goiás Fomento já está estudando a criação de uma linha de crédito para profissionais. Peço que a OAB-GO remeta um ofício neste sentido, que eu vou determinar que a agência agilize e lance o mais rápido possível esse importante plano para o desenvolvimento da advocacia. Coloco-me à inteira disposição da OAB-GO, como sempre faço, porque reconheço a importância desta instituição", concluiu José Eliton.

Também estiveram presentes à reunião o secretário-geral da OAB-GO, Flávio Buonaduce, o diretor-tesoureiro, Enil Henrique Filho, os conselheiros seccionais Julio Cesar Meirelles, Joni Abrão Tavares e Álvaro Luiz Rodrigues e representantes das subseções do Estado: Euster Melo (Inhumas), Marcus Dias (Iporá), Walter de Araújo (Aparecida de Goiânia), Theondorley Magalhães (Trindade), Carlos Lima (Piracanjuba), Antônio de Pádua (Acreúna), Saulo Medeiros Júnior (Pires do Rio), Jean Carlo dos Santos (Itaberaí), Marco Aurélio Azevedo (Formosa), Geraldo Mateus (Itumbiara), Jamar Urias Junior (Caiapônia), Lorrayne Mendonça (Caiapônia), José Roberto Campos (Catalão), Fabrício Abrão (Catalão), Walker Coutinho (São Luís de Montes Belos) e Henrique Brito (Firminópolis).

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO

×