OAB apóia o projeto Agenda Goiânia

01/02/2006 Antiga, Notícias

 


 As múltiplas facetas, contrastes e carências da cidade de Goiânia, considerada a 2ª melhor capital do País em qualidade de vida, serão tema de discussão durante todo o ano de 2006, a fim de diminuir as desigualdades sociais, implementar mudanças na estrutura urbana e desenvolver e executar políticas públicas que garantam o bem estar da população. Essas são algumas metas do projeto Agenda Goiânia, idealizado pela Organização Jaime Câmara (OJC), com o apoio da Prefeitura de Goiânia e da Universidade Católica de Goiás (UCG).


A solenidade de lançamento do projeto, realizada na manhã desta quarta-feira, 1°, na sede da OJC, contou com a presença do presidente da entidade, Jaime Câmara Júnior, do presidente da OAB-GO, Miguel Cançado, do vice-presidente, Marco Antônio Caldas, do prefeito de Goiânia, Íris Rezende, do reitor da UCG, Wolmir Amado, do secretário Municipal de Planejamento, Francisco Júnior, do secretário do Meio Ambiente, Clarismino Luiz Pereira Júnior, do arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, de empresários, políticos, representantes de bairros e instituições e imprensa em geral.


Durante o lançamento do Agenda Goiânia, além de uma breve exposição feita  pelo presidente da OJC, Jaime Câmara Júnior, foi apresentado um vídeo demonstrativo de como será implementado o projeto em suas várias etapas: a cidade de Goiânia será dividida, simbolicamente, em 12 regiões, com o intuito de traçar as necessidades e urgências de cada área. Além disso, serão realizados 10 fóruns, que vão discutir os diversos aspectos de cada região. Em cada fórum, serão proferidas palestras com especialistas da Secretaria de Planejamento (Seplan) e da UCG.


Entre os temas a serem discutidos, estão o desenvolvimento econômico, a sustentabilidade sócio-ambiental, o ordenamento territorial, mobilidade e acessibilidade a cada região e gestão urbana. Haverá concurso de fotografias sobre a cidade, campanhas educativas e desenvolvimento de ações sociais com as crianças da periferia de Goiânia.


“O Agenda Goiânia é um instrumento importante de consulta e de ressonância dos dramas e anseios da população goianiense. A questão ambiental é uma preocupação constante no dia-a-dia das pessoas”, disse o secretário do Meio Ambiente, advogado Clarismino Luiz Pereira Júnior, ao acrescentar que os advogados têm uma formação voltada aos anseios populares e que esse projeto tem o mérito de definir uma ação direcionada a cada região do município.”


O presidente da OAB-GO, Miguel Cançado, também considera positiva e oportuna a iniciativa do Agenda Goiânia: “As questões urbanas são um constante desafio para a administração pública. Desenvolver projetos e implementar medidas que garantam, de maneira efetiva, uma melhoria na qualidade de vida da população deve ser, verdadeiramente, a preocupação de todas as categorias e das instituições como a OAB, voltadas para a garantia e manutenção da cidadania. É um grande privilégio morar nesta cidade e não podemos deixar ao descaso questões tão importantes para a satisfação e realização do cidadão goianiense. Esse projeto será determinante também para que a população exponha suas necessidades, que serão analisadas tecnicamente e tratadas com atenção e urgência. Parabéns à Organização Jaime Câmara, Universidade Católica de Goiás e Prefeitura Municipal de Goiânia pela iniciativa”, finalizou Miguel Cançado.


 


01/02 – 17h15


 

×