Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) visitaram na manhã desta segunda-feira (8 de maio) o Hospital Alberto Rassi (HGG) para conferir o início dos trabalhos da segunda etapa de atendimentos aos presos do Complexo Prisional, pela unidade de saúde, com necessidade de cirurgias eletivas (não-urgentes).
O presidente da Comissão de Terceiro Setor, Juscimar Ribeiro, e a representante da Comissão de Direitos Humanos, Maria de Lourdes Silva, acompanharam o promotor da Execução Penal, Marcelo Celestino, e o superintendente executivo de Administração Penitenciária, Victor Dragalzew, durante a visita à ala de suporte.
A proposta da unidade é atender 100% das demandas de cirurgias eletivas da população carcerária. Em 2015, o Hospital atendeu 104 presos do Complexo Prisional, principalmente nas especialidades de cirurgia geral, coloproctologia e urologia.
A ação teve o apoio do então titular da 25ª Promotoria de Goiânia (Execuções Penais), o promotor Haroldo Caetano, que afirmou que a ação era inédita em termos de Política de Saúde Carcerária.
Em 2017, o mutirão de cirurgias atenderá também o público feminino, dando continuidade ao trabalho já realizado no próprio Complexo Prisional, com o projeto Saúde da Mulher Encarcerada, realizado no mês de março, com a liderança do promotor Marcelo Celestino, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech)/HGG.
“Avaliamos como extremamente positiva a iniciativa. Esta ação confere dignidade à população carcerária e segurança aos pacientes por serem atendimentos numa unidade hospitalar preparada”, avaliou Juscimar.
Nesta segunda etapa, dois presos já tiveram alta e atualmente estão internados quatro pacientes. Para evitar deslocamentos, os exames de pré-operatório são realizados no próprio hospital e assim como todo o preparo cirúrgico. A segurança é garantida por uma escolta penitenciária 24 horas e os presos não têm direito à visita.
(Texto: Ricardo César – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)