Visando dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela Comissão da OAB-GO de Acompanhamento dos Trabalhos da Direção do Foro da Comarca de Goiânia, diretores, presidentes de comissões e conselheiros seccionais reuniram-se, na manhã desta sexta-feira (6), com o novo diretor do Foro, Ronie Paes Sandre.
A visita institucional foi a primeira realizada pela comissão à nova diretoria do Foro. Além de cumprimentar Ronie Paes Sandre pela posse, o objetivo foi estabelecer com o novo diretor a continuidade e incremento dos trabalhos que vinham sendo desenvolvidos, conjuntamente, entre a OAB-GO e a direção do Foro. No encontro, ficou deliberada a realização de reuniões mensais para avaliação dos trabalhos realizados.
Alguns assuntos pontuais já foram discutidos nesta primeira reunião. A comissão reivindicou a revogação da portaria baixada recentemente que estabelece a proibição do protocolo de receber petições em que não estejam anexadas as guias de custas de cumprimento de sentença. "Essa disposição viola a garantia de prerrogativas profissionais do advogado, principalmente no que diz respeito ao direito de peticionar", ponderou Murillo Macedo Lôbo, coordenador da comissão, durante o encontro.
Outros assuntos como o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) e agendamento eletrônico, foram abordados. O diretor do Foro disse que na próxima semana estará funcionando a rede de internet sem fio (wireless) no térreo do fórum. "Vou trabalhar para amenizar os problemas enfrentados pela categoria", disse. "Esse benefício complementa a iniciativa da OAB-GO que disponibilizará a internet sem fio na sala da OAB-GO no fórum", lembrou o presidente da OAB-GO, Miguel Cançado, que prestigiou a reunião.
Outra questão levantada foi o número excessivo de processos com carga em atraso, são mais de 8 mil. O diretor do Foro anunciou que, para solucionar o problema, está sendo estudado o bloqueio automático do protocolo de petições para o processo com carga em atraso, desde que subscritas pelos advogados responsáveis pela demora na devolução dos autos. "O bloqueio de petições vai contribuir, inclusive, para reduzir o número de processos éticos na Seccional", lembrou o vice-presidente Henrique Tibúrcio, durante a reunião.
Na ocasião, Miguel Cançado convidou o diretor do Foro para participar da próxima sessão do conselho seccional e conhecer de perto os assuntos que são discutidos em prol da advocacia.
Também partiparam da reunião o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Luciano Hanna; o presidente da Comissão de Direito Desportivo, Alexandre Magno; o conselheiro seccional Carlos Barta; a diretora-adjunta da ESA-GO, Márcia Queiroz e o presidente da Comissão de Ensino Jurídico, conselheiro Flávio Buonaduce Borges.