A OAB-GO vem a público esclarecer que não encaminha notas oficiais, áudios e vídeos por meio do aplicativo de mensagens whatsapp. O canal de propagação oficial da seccional goiana é seu portal na internet (www.oabgo.org.br), veículo que hospeda todas as informações. É exclusivamente dele que partem os links para compartilhamento nas diversas redes sociais. Portanto, é falsa a mensagem atribuída à OAB-GO informando sobre a extinção, a mando do Ministério Público de Goiás, das torcidas organizadas no Estado.
Faz-se imprescindível o esclarecimento, posto que a falsa mensagem visa a confundir o leitor desatento, embora o próprio texto já revele a tentativa grosseira de fraude, na medida em que atribui ao Ministério Público competência exclusiva do Poder Judiciário.
A posição da OAB-GO a respeito das torcidas organizadas é de que a proibição fere o livre direito do cidadão de se associar política e culturalmente. Dar fim à violência entre torcidas passa pela identificação, exclusão e punição de membros que ali se infiltram com o propósito de praticar crimes.
A OAB-GO reforça seu compromisso com a verdade ao repudiar com veemência a propagação das fake news, pois intentam apenas agredir pessoas e instituições. É completamente abjeta à publicação de vídeos e jornais apócrifos, bem como o envio de mensagens por meio de telefones não-identificados.
Quase que diariamente a própria administração da OAB-GO é vítima de desonestas armações, atitudes nocivas à democracia e ao confronto aberto das diferenças, razão pela qual exorta a sociedade e a advocacia à união para exigir que o respeito, a decência e a vedação ao anonimato sejam a prática rotineira.
Diretoria da OAB-GO