Morrinhos pede instalação de Vara do Trabalho

 

A OAB-GO, com a ajuda da Subseção e da prefeitura de Morrinhos, vai formular uma proposta, a ser apresentada ao Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), para que seja implantada uma Vara do Trabalho em Morrinhos. Foi realizada, nesta terça-feira (3), na sede do Tribunal, reunião para discutir o assunto. Participaram do encontro os presidentes: da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado; do TRT-18, Gentil Pio de Oliveira; da Subseção de Morrinhos, José Divino Morais, acompanhado por diretores da Subseção; e o prefeito de Morrinhos, Cleumar Gomes de Freitas.

O presidente José Divino Morais explica que parte dos advogados que atuam na área trabalhista na região precisa se deslocar até Caldas Novas, onde há Vara do Trabalho. "Morrinhos preenche todos os requisitos para sediar uma Vara", afirma. "Isto iria facilitar a vida dos advogados que estão em Pontalina e Piracanjuba, por exemplo, que hoje precisam vir para Aparecida de Goiânia para protocolar uma ação".

Dados da Secretaria de Coordenação Judiciária do TRT em Goiás demonstram que a demanda de Morrinhos pela Justiça trabalhista vem crescendo nos últimos três anos. Em 2006, foram protocoladas na Vara do Trabalho de Caldas Novas, jurisdição a que o município pertence, 99 ações provenientes de Morrinhos. Em 2007, este número subiu para 187. Em 2008, as ações chegaram a 387. Para pleitear a instalação de uma Vara, o município tem que apresentar uma média de 240 ações, somadas os últimos três anos.

Hoje há 36 Varas do Trabalho em 19 localidades de Goiás. Só em Goiânia são 13 varas.

×