Mês da advocacia: conheça o trabalho do conselheiro Simon Riemann Costa e Silva

– Como foi sua trajetória profissional na advocacia até chegar aqui como conselheiro(a) seccional da OAB-GO?

Me graduei na PUC Goiás em 2005 e logo abri o meu escritório de advocacia em sociedade com a minha então namorada, Cláudia Quintino, com a minha irmã, Tatiana Riemann e o com o Rodrigo Fernandes. Mas ainda em 2005 a Cláudia e eu fomos aprovados no mestrado em Direito na Universidade de Coimbra, Portugal, e para lá nos mudamos. Ainda cursando o mestrado iniciamos um Master of Laws na Universidade de Hanôver, na Alemanha. Entre Portugal e Alemanha estudamos três anos por lá, retornando em 2008 para retomar o trabalho em nosso escritório. Em 2009 passei a dar aula de Direito tanto na Universidade Federal de Goiás quanto na PUC Goiás. Em 2015 fui convidado, junto a outros professores da PUC Goiás, a participar de grupos para formular propostas para a advocacia, sob a liderança do então advogado e professor Lúcio Flávio. A partir destes debates, fui convidado a compor a chapa que disputaria as eleições na OAB Goiás em 2015, como Conselheiro Seccional.

– Como você tem contribuído no Conselho Seccional para impulsionar a advocacia?

Na primeira gestão, 2016-2018, assumi a presidência da Comissão de Direito Tributário da OAB Goiás, oportunidade em que lutamos incansavelmente contra cobranças ilegais, ou inconstitucionais, de tributos municipais, estaduais ou federais. Ajuizamos ações diretas de inconstitucionalidade, assim como ações civis públicas, contra cobrança ilegal de IPTU, apreensão de veículos por débitos de IPVA, inconstitucionalidade na cobrança de ITCD, etc. Promovemos vários eventos na área tributária, tanto para fomentar o debate quanto para capacitar os advogados interessados em atuar na área tributária. Na atual gestão, 2022-2024, assumi a Procuradoria Tributária da OAB Goiás, atuando especificamente em questões e ações tributárias de interesse da OAB Goiás, da advocacia e da sociedade civil.